O Reino Unido tomou a difícil decisão de banir o equipamento 5G da Huawei do país, depois de primeiramente anunciar que a gigante Chinesa não representava qualquer tipo de risco de segurança para a infra-estrutura de redes de telecomunicação. O que claro está, levanta muitas questões… Porquê este voltar atrás tão repentino? Qual será o impacto desta decisão nas contas da Huawei?
Pois bem, a resposta à primeira pergunta não é assim tão complicada.
Reino Unido voltou atrás e baniu o 5G da Huawei. Sabe porquê?
Caso não saiba, segundo Donald Trump, esta decisão foi tomada graças a si. Afinal de contas, o presidente Norte Americano disse isto nos últimos dias:
“Nós conseguimos convencer muitos países, muitos países – Fiz isto quase sozinho – Avisei que não deveriam usar Huawei, devido aos riscos de segurança, é um grande risco de segurança. Consegui convencer muitos países a desistir das redes da empresa, ao fim ao cabo, se querem fazer negócios connosco, não podem contar com a Huawei. O Reino Unido parece ter seguido a minha sugestão hoje, ao decidir retirar a Huawei do 5G.”
Pois… Na verdade, é bem provável que Trump tenha razão!
O Reino Unido baniu a Huawei, devido ao gigantesco receio de perder negócios com os Estados Unidos. Afinal de contas, como deve saber, estamos a falar de um país que decidiu abandonar a União Europeia (Brexit), e como tal, irá perder uma grande parte do seu negócio com os países Europeus que ainda pertencem ao grupo.
Dito isto, do seu top 5 de exportações, temos os Estados Unidos na primeira posição, sendo as restantes posições preenchidas por países Europeus. Ou seja, arriscar perder o maior cliente não parece grande ideia… Por isso, a Huawei teve de cair.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!