Caso não saiba, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos voltou a insistir na ideia de que reiniciar o seu smartphone, de forma regular, tem de se tornar em uma prática muito mais comum. O que não é de todo uma má ideia!
Afinal, fazer isto não ajuda apenas na segurança, também vai melhorar de forma muito significativa a performance do seu smartphone no dia-a-dia.
Reinicie o seu smartphone regularmente! Só faz bem!
Portanto, como deve imaginar, a NSA (National Security Agency) diz este tipo de coisas com a segurança dos utilizadores em vista, mas, reiniciar o smartphone tem mais algumas vantagens envolvidas.
Mais concretamente, a NSA quer que todos nós reiniciemos o nosso smartphone pelo menos 1x por semana. O que muito honestamente, é uma excelente prática, e não é algo que demore assim tanto tempo quanto isso.
Porque é que deve reiniciar o seu smartphone?
A razão por detrás do reinício é limitar as ameaças de malware não persistente. Por outras palavras, reiniciar um dispositivo pode eliminar ou limitar a eficácia das ameaças que atacam e permanecem na memória RAM.
Afinal, muitos ataques começam pela memória volátil dos dispositivos. Porque é quase sempre muito mais complexo entrar na memória permanente de um aparelho como o smartphone. Ou seja, sistemas operativos mobile, como o iOS ou o Android, têm várias salvaguardas para impedir que software suspeito faça alterações no armazenamento interno. No entanto, algum malware pode permanecer na RAM para executar o seu payload malicioso.
Mas, além de tudo isto, reiniciar um dispositivo inteligente pode muitas vezes resultar num desempenho mais rápido. Isto deve-se ao facto de o reinício limpar a memória RAM de dados residuais, ao mesmo tempo que reinicia todos os processos.
Em suma, tente reiniciar o seu smartphone pelo menos 1x por semana. Só tem a ganhar com isso. Especialmente porque qualquer smartphone moderno reinicia em menos de 1 minuto.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!