ATENÇÃO: pressa do reembolso das finanças está a levar a roubos!

Nesta altura do ano quem tem direito ao reembolso das finanças anda ansioso por o receber. Andamos todos não é? No entanto, este desespero está a fazer vítimas. É que vários contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico provenientes do endereço [email protected]. Nelas pode ler-se que houve um engano a favor do utilizador e como tal ele terá direito a mais de 200 Euros. No entanto, tem de validar esta operação no portal das finanças. Para tal terá de carregar num link e introduzir as credenciais de acesso.

ATENÇÃO: pressa do reembolso das finanças está a levar a roubos!

Escusado será dizer que tudo isto é falso. Assim se seguir o link o que lhe vai acontecer é ficar com o computador infetado. Mas pior do que isso. Podem apoderar-se de todos os seus dados.

Já imaginou o que é ficarem com o acesso à sua conta bancária e todos os dados? As perdas que isso lhe pode trazer? O problema é que de facto, estas ameaças já estão a levar a roubos. Assim é por esse motivo que tem de ter muito cuidado com tudo o que recebe no email.

Isto já levou a Autoridade Tributária e Aduaneira a emitir um alerta no seu site que pode ser lido aqui. Abaixo podemos ver o exemplo de um email de ataque:

reembolso finanças

Como posso estar mais protegido destes ataques como o do reembolso das finanças?

Verifique de quem é o e-mail. É possível fingir qualquer endereço de e-mail, mas nem todos os cibercriminosos são assim tão inteligentes – eventualmente poderão usar um endereço de e-mail aleatório. Assim verifique qualquer hiperligação presente nesse e-mail. Passado o rato por cima da ligação fará surgir uma janela com a verdadeira ligação. Vendo com atenção questione-se se o endereço faz sentido ou se está mal escrito. Se um alarme soar dentro de si, não clique.

Contas, convites para casamento, finanças – o cibercrime utiliza tudo, como neste caso. 

Para o cibercrime nada é sagrado – convites de casamento, facturas e declarações fiscais são das táticas mais utilizadas. Pense sempre bem antes de abrir qualquer anexo – mesmo aqueles que parecem vir de amigos. Não se deixe levar por factos surpreendentes como o anúncio de um casamento súbito, ou que ocorreu um erro inesperado no seu pagamento de impostos. Simplesmente, não clique em nada.

Seja muito cauteloso com endereços encurtados

Serviços com o TinyURL são muito populares no Twitter, porém deve ter cuidado quando eles são utilizados num email. Se não existe um limite para o número de caracteres a usar porque motivo alguém encurtou a ligação? Se desconfia que o email pode ser fidedigno e quer ver a que endereço corresponde o URL encurtado poderá utilizar esta página para verificar.

Os números de telefone não garantem que o e-mail seja real

Entretanto não confie em mensagens de email mais profissionais só por terem um número de contacto – isto pode ser um truque. O número pode funcionar, mas poderá estar a ligar para o cibercriminoso, ao invés de para uma empresa. O cibercriminoso poderá usar o contacto para tentar obter mais informações sobre si.

Não carregue imagens automaticamente

Configure o seu endereço de email para que as imagens não sejam descarregadas automaticamente – de outro modo estará a enviar um sinal. Assim as imagens estão muitas vezes alojadas nos servidores dos criminosos e podem ser únicas para o seu email. Se descarregar automaticamente as imagens, estará a enviar ao criminoso a mensagem de que o seu endereço é real.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também