Um novo estudo chegou a uma conclusão muito interessante e que pode salvar vidas. Ainda por cima trata-se de algo económico, fácil de obter e de fazer. Ou seja, vale memso a pena sobretudo porque pode reduzir o risco de AVC!
De facto, as pessoas que usam fio dental nos dentes pelo menos uma vez por semana têm uma probabilidade significativamente menor de sofrer um acidente vascular cerebral.
Sabe-se que uma má saúde oral, em particular uma doença das gengivas, aumenta o risco devido à resposta inflamatória desencadeada pela entrada de bactérias na corrente sanguínea.
Pode ser mais fácil do que parece reduzir o risco de AVC
Investigadores norte-americanos questionaram mais de 6000 pessoas sobre os seus hábitos de utilização do fio dental e factores como a tensão arterial, o colesterol, o tabagismo e o peso.
Após um período de 25 anos, 434 participantes tinham sofrido acidentes vasculares cerebrais.
As pessoas que usavam fio dental tinham 22% menos probabilidades de sofrer um AVC isquémico. Ou seja, em que o fluxo sanguíneo para parte do cérebro é bloqueado, segundo a análise.
As pessoas que usavam fio dental tinham também menos 12% de probabilidades de sofrer de um batimento cardíaco irregular. Também tinham menos cáries e casos de doença periodontal.
Entretanto a investigação foi observacional, pelo que não foi possível provar que o uso do fio dental reduz o risco de AVC. Mas o líder do estudo, Dr. Souvik Sen, da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Sul, afirmou. “Os comportamentos de saúde oral estão ligados à inflamação e ao endurecimento das artérias.
“O uso do fio dental pode reduzir o risco de AVC ao diminuir as infecções orais e a inflamação e ao encorajar outros hábitos saudáveis”.
“Muitas pessoas expressaram que os cuidados dentários são dispendiosos. O fio dental é um hábito saudável, fácil de adotar, económico e acessível em todo o lado.”
Um estudo recente revelou que as doenças orais, como as cáries dentárias não tratadas e as doenças das gengivas, afectaram 3,5 mil milhões de pessoas em 2022, afirmou o Dr. Sen.
Acrescentou: “O nosso objetivo era determinar qual o comportamento de higiene oral. Uso de fio dental, escovagem ou visitas regulares ao dentista que tem maior impacto na prevenção do AVC”.
Entretanto o estudo deverá ser apresentado na próxima semana na Conferência Internacional sobre AVC da American Stroke Association, em Los Angeles.