Esta app grátis consegue reduzir imagens sem perder qualidade!

Está a ficar com pouco espaço no computador ou no armazenamento na nuvem? As suas imagens podem estar a ocupar espaço a mais. É aqui que entra uma aplicação gratuita chamada ImageOptim. Está disponível para todos os sistemas na versão web ou então numa app para Mac. Na prática consegue reduzir imagens sem perder qualidade.

Esta app grátis consegue reduzir imagens sem perder qualidade!

Utilizar o ImageOptim é muito fácil. De facto, basta arrastar as imagens para a interface e vê-las ficar mais pequenas.

Por defeito, esta compressão é totalmente sem perdas, o que significa que não há perda de qualidade. Isto é feito utilizando várias ferramentas gratuitas e de código aberto para comprimir imagens. As MozJPEG, pngquant, Pngcrush, 7zip, SVGO e Google Zopfli estão todas incorporadas, por exemplo. Estas ferramentas removem a informação redundante das imagens, o que significa que não se perde qualidade de imagem quando se utiliza esta ferramenta. Se pretender que os ficheiros sejam ainda mais pequenos, existe suporte para compressão de imagens com perdas nas definições.

esta app grátis consegue reduzir imagens sem perder qualidade!
Screenshot

Uma coisa muito positiva nesta aplicação é a forma como suporta uma variedade de funcionalidades do macOS. Isto claro na versão para os computadores da Apple. Há suporte para os Atalhos da Apple, o que significa que pode criar automações que comprimem imagens antes de as partilhar. Há também suporte para o menu Serviços, por exemplo, o que significa que pode otimizar uma imagem clicando com o botão direito do rato na mesma no Finder, verificando o menu Serviços e clicando em Otimizar imagem.

Entretanto também há benefícios de privacidade. O ImageOptim, por defeito, remove todos os dados EXIF. Quando tira uma fotografia com o seu telemóvel, todos os tipos de informação são incorporados nos metadados, incluindo a sua localização e a marca e modelo da sua câmara. O ImageOptim remove-os, o que pode proteger as suas informações pessoais.

Em geral, esta aplicação faz uma coisa e é muito eficiente nessa tarefa. Recomenda-se se quer libertar espaço no seu computador mas sem perder qualidade nas imagens.

A app está disponível aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também