Reduflação: A Inflação não é a sua única preocupação!

Hoje em dia, ir ao supermercado fazer as compras para a semana, ou para o mês, é um autêntico pesadelo, porque, bem… Está tudo muito mais caro. Uma pessoa normal, com um ordenado normal, já não sabe bem para onde se virar, porque tudo parece ter pepitas de ouro na sua composição.

Mas, caso não saiba, não é só a inflação que está a trabalhar contra si, existe um outro fenómeno, mais escondido, mas igualmente nefasto para a sua carteira. Algumas marcas estão a aproveitar-se da confusão!

Aliás, isto acontece tanto no seu carrinho de compras de supermercado, onde compramos a mesma embalagem de cereais, a um preço mais alto, mas com menos quantidade de produto. Como também no mundo da tecnologia, visto que algumas fabricantes começaram a pedir mais dinheiro, por produtos que são francamente mais fracos relativamente a gerações anteriores.

Reduflação: A Inflação não é a sua única preocupação!

400g
390g na mesma embalagem, ao mesmo preço

Portanto, já olhou para os gelados da Olá nos últimos tempos, como é o exemplo do Magnum Classic? O preço está mais ou menos não está? Bem, o tamanho não está. Quer comprar um smartphone em 2023, mas reparou que as características técnicas como o armazenamento e a memória RAM levaram um corte, apesar de um aumento de preço considerável? Isto são exemplos perfeitos da Reduflação.

A Reduflação sempre existiu, mas está agora a subir de nível, está a evoluir, e a chegar a outros mercados. Tem também um outro impacto, porque hoje em dia, a Reduflação acontece ao mesmo tempo que a Inflação aumenta. Ou seja, muitas vezes está a pagar um preço superior ao normal por um pacote de bolachas, pacote de batatas fritas, ou até um pacote de lenços de papel, mas tem menos bolachas, batatas, ou lenços nesse pacote.

É uma forma discreta de aumentar a margem de lucro, com um impacto muito significativo na carteira do consumidor. Na prática, é quase uma “ilusão”, visto que a embalagem que antigamente tinha 250g de um certo produto, agora traz 220g, mas o tamanho, aos nossos olhos, é exatamente o mesmo de antigamente.

Porém, existem formas de se proteger!

  1. Veja sempre o preço por kg, preço por litro, ou preço por unidade daquilo que está a comprar.
  2. Caso uma marca suba o preço, ou corte na quantidade, mude de marca. É a única forma de sentirem que estão a cometer um erro.
  3. Usar o https://prices-crawler.vercel.app para comparar preços.

É fraude?

É uma prática feia, mas está muito longe de ser fraude. Na realidade, os consumidores têm de estar atentos ao que estão a comprar. Afinal, desde que a quantidade efetiva não seja inferior à quantidade anunciada no rótulo, tudo está legal, e a marca não está a fazer nada de mal.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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