Passou pela segurança, esperou pacientemente na porta de embarque, finalmente embarcou no avião e agora está a preparar-se para a longa viagem que se avizinha. Vai clicar naquele botão no apoio de braço que reclina o seu lugar apenas alguns centímetros para o ajudar a ficar o mais confortável possível. Mas espere, ainda é socialmente aceitável reclinar o banco do avião quando os lugares e o espaço para as pernas se tornaram mais pequenos do que nunca?
Ainda é correto reclinar o seu banco no avião quando viaja?
Esta não é uma questão com a qual todos concordem e foi por isso que um grupo de especialistas se resolveu pronunciar acerca deste assunto. Segundo eles é aceitável por três razões. Primeiro, é uma prática amplamente aceite e a maioria dos passageiros espera algum grau de reclinação do assento durante um voo. Segundo, os assentos foram concebidos para se reclinarem. Se tiver de se acomodar no banco num avião, o espaço é apertado e a reclinação acrescenta um pouco mais de conforto ao seu espaço pessoal. Terceiro, para voos de longa distância, a reclinação aumenta o conforto para descansar ou dormir.
De facto, o avião não teria a opção de reclinar se isso não fosse aceitável. Embora seja apenas um ligeiro ajuste no ângulo, pode fazer uma enorme diferença em termos de conforto.
Mas atenção à altura que escolhe
Há uma altura e um local para reclinar o assento, bem como uma forma de o fazer que respeite os passageiros atrás de si.
Decidir quando reclinar o seu lugar num avião envolve auto-consciência, consciência social e consciência situacional. Além disso, a consideração durante a hora das refeições é crucial. Mesmo assim, faça-o gradualmente, vire-se e tente estabelecer contacto visual.
Atenção que não se deve estar reclinado durante o serviço de refeições. Esta é uma regra padrão das companhias aéreas”. Entretanto quando voltar a colocar o assento na posição vertical, faça-o o mais suavemente possível. Um movimento brusco de volta à posição vertical pode perturbar a mesa do tabuleiro da pessoa que está atrás.”
Os viajantes frequentes também concordam com estes especialistas, apelando a todos para que compreendam que há uma altura e um lugar para se reclinarem.
Conclusão
Na maior parte dos casos, os especialistas concordam que não há problema em reclinar-se, desde que o faça de forma respeitosa. Claro que, se se reclinar, esteja preparado para aqueles que possam sentir que está a invadir o seu espaço.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!