Atenção se receber uma chamada da polícia por ofensas online!

Este é o novo ataque e já está a fazer vítimas em Portugal. Sobretudo porque são utilizados números nacionais que podem ser reais ou “fabricados” utilizando técnicas maliciosas. É por esse motivo que tem de ter muito cuidado se receber uma chamada da polícia por ofensas online! Veja como tudo funciona e o que deve fazer.

Atenção se receber uma chamada da polícia por ofensas online!

Está sossegado da sua vida e do nada recebe uma chamada de um número nacional. Nessa altura ouve uma mensagem gravada a dizer-lhe que está a ser contactado por parte das autoridades devido a delitos online que cometeu. Nessa altura e depois de ouvir a mensagem ameaçadora pedem-lhe que pressione a tecla 1 do seu telefone para passar a um agente. Se atendeu o telefonema o que tem de fazer é desligar logo a chamada.

A polícia não funciona desta forma e se isto fosse verdade tinha uma visita em sua casa e não um telefonema.

Seja como for se pressionar a tecla 1 do seu telefone a sua chamada vai ser reencaminhada para uma pessoa que não tem outro propósito senão enganá-lo. A certa altura o suposto agente vai chegar a um acordo consigo para pagar uma quantia e esquecer o assunto ou então vai-lhe aplicar uma multa que terá de pagar no momento para não ter mais problemas.

Mas sabe que há uma razão para ter de pressionar a tecla 1?

Existe um sistema automático que faz estas chamadas automáticas para milhares de números. Isto porque daria muito trabalho e poucos resultados se fosse alguém a fazer as chamadas manualmente. Depois a validação de que está a alguém do outro lado que se tornou uma potencial vítima é exatamente quando carrega na tecla 1.

Tem mesmo de fugir deste tipo de esquema. Dito isto, não vá nesta conversa e nem sequer fique tentado a carregar na tecla 1. Simplesmente desligue. Caso contrário pode sair-lhe muito caro.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também