A pergunta “consegue ouvir-me?” feita por um interlocutor pode parecer inocente. No entanto mesmo uma resposta de uma só palavra “sim” pode colocá-lo em risco de ser vítima de uma burla. Em casos raros, os burlões podem gravar a sua voz com a intenção de se fazerem passar por si. Isto para fazerem compras fraudulentas. No entanto é mais provável que estejam simplesmente a confirmar que o seu número de telefone está ativo. Assim pode ser utilizado ou vendido para burlas mais tarde. De qualquer forma, deve evitar responder afirmativamente a chamadas de pessoas desconhecidas. Ou melhor ainda, deixe essas chamadas irem para o voicemail. Vamos olhar para este esquema e dizer-lhe como lidar com uma chamada suspeita.
Se receber uma chamada suspeita não deve falar! Sabe porquê?
Estas chamadas fraudulentas têm um padrão familiar. Quando atende o telefone, pode haver alguma confusão do outro lado da linha. Entretanto uma pessoa pode dizer “Estou a ter problemas com o meu auricular”. A isto segue-se uma pergunta de sim/não como “consegue ouvir-me?” Apesar de parecer que vem de uma pessoa real, muitas vezes trata-se de chamadas automáticas que reproduzem mensagens pré-gravadas.
Quando diz que sim, o burlão sabe que o seu número está ativo e que está disposto a atender chamadas. Isto para não mencionar que é também uma tática muito boa e desarmante para o manter em linha. Isto permite que o burlão venda o seu número a outros operadores de telemarketing por um preço mais elevado.
De longe, esta parece ser a forma mais comum desta fraude, embora as autoridades sugiram que os burlões também podem registar a sua resposta “sim” para que possa ser reutilizada mais tarde para compras não autorizadas por telefone, utilizando outras informações roubadas encontradas através de violações de dados ou através de roubo de identidade. Os casos deste tipo de burla são raros. No entanto uma política geral de não falar é a abordagem mais segura, uma vez que os burlões estão a começar a utilizar tecnologia de imitação de voz como parte das suas burlas.
Como evitar ser assediado por chamadas automáticas
Se não reconhecer um número, deixe-o ir para o voicemail. Mesmo que o seu fornecedor de serviços não o tenha assinalado como uma possível burla, estas chamadas chegam frequentemente sem identificação do autor da chamada ou de números de telefone semelhantes ao seu. A ideia é que uma chamada de um número local pareça menos suspeita, o que faz com que esteja mais disposto a atender a chamada.
Embora as chamadas automáticas informativas de instituições de caridade ou até dos operadores sejam legais, as chamadas automáticas não solicitadas que soam a marketing podem ser ilegais. A menos que tenha tido alguma interação anterior com a pessoa que lhe ligou, a melhor forma de evitar mais chamadas fraudulentas é ignorar a chamada ou desligar imediatamente sem responder ou premir qualquer número no teclado.
Outro passo que vale a pena é bloquear as chamadas de números não reconhecidos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!