Na teoria, o Recall do Windows 11 faz todo o sentido, porque é capaz de criar uma linha cronológica extremamente completa, para você saber o que andou a fazer durante semanas, meses ou até anos.
Linha cronológica essa que depois pode ser alvo de pesquisas, para que não tenha de andar à procura das coisas “à mão”. Mas, apesar das muitas vantagens, é também um pesadelo no lado da privacidade.
Recall anda a dar problemas. Nem o seu cartão de crédito se safa!
Portanto, caso não se lembre, o Recall é capaz de capturar o que está a acontecer no ecrã do seu computador várias vezes por minuto! Imagens que por sua vez são analisadas e armazenadas a partir de vários algoritmos de inteligência artificial.
Desta forma, como dissemos em cima, o Recall é capaz de criar uma linha cronológica a partir de todos os dados capturados e processadores.
Porém, a realidade é que o Recall já foi removido mais do que uma vez do Windows mais recente da Microsoft, claro está, devido a problemas com a privacidade dos utilizadores.
Estamos a falar de fotos sensíveis, dados bancários, etc… Ou seja, informação que ficaria guardada no disco rígido do utilizador, em localizações muito fáceis de encontrar (e de roubar).
Pois bem, o Recall está de volta depois de vários adiamentos e promessas de melhorias significativas na forma como as imagens são capturas e armazenadas. Mas… Ainda assim, todos os especialistas estão a avisar os utilizadores para o desativar no imediato.
Infelizmente, apesar de novos filtros, a funcionalidade continua a ser um pesadelo no campo da privacidade.
Mais concretamente, o Recall continua a capturar imagens com números de cartões de crédito, identificação social, entre outros dados igualmente importantes. É verdade que há situações em que está melhor, mas basta querer fazer uma compra em uma qualquer loja online, onde terá de preencher um formulário HTML, para todas as informações ficarem capturadas em capturas de ecrã.
Isto é ainda mais grave quando temos em conta que o Recall alimenta motores de Inteligência Artificial com estes dados.
Desligue o Recall!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!