Realidade Virtual vs Realidade Aumentada: o que as distingue?

Os termos realidade aumentada e realidade virtual tendem a confundir-se. É que ambos são muito falados na atualidade e normalmente são abordados em conjunto. No entanto, as duas expressões não têm o mesmo significado. Nas próximas linhas explicamos as diferenças.

A Realidade Virtual

A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador, ou a recriação de um ambiente ou situação da vida real. Transporta o utilizador para outro mundo, fazendo-o viajar e sentir um ambiente diferente à sua volta, sobretudo através da estimulação da visão e audição.

Para termos acesso à realidade virtual, na atualidade, utilizamos normalmente um conjunto de óculos e auscultadores. Normalmente, o smartphone está presente nestas configurações.

Atualmente a Realidade Virtual ajuda a criar uma melhor experiência de jogo e até ao nível do cinema.

realidade virtual vs realidade aumentada: o que as distingue?

A Realidade Aumentada

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que utiliza alguns extras (chamemos-lhes assim) gerados por computador e os coloca em cima de uma realidade existente. O conhecido jogo para dispositivos móveis, Pokémon Go, é um bom exemplo disso. Este sistema está presente em diversas aplicações utilizadas nos dispositivos móveis e mistura componentes digitais no mundo real.

realidade virtual vs realidade aumentada: o que as distingue?

Esta tecnologia está a entrar rapidamente na vida de cada um e para além dos nossos dispositivos móveis está também presente em muitos canais de televisão. Certamente que já viram em jogos de futebol, surgirem linhas adicionais, força do remate, entre outros pormenores. Tudo isto é realidade aumentada.

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada: O que as aproxima

A realidade aumentada e a realidade virtual partilham muitas bases tecnológicas, sendo que na prática têm o objetivo de fornecer uma experiência melhorada ao utilizador e até podem ir muito além disso.

No campo da medicina, por exemplo, a realidades virtual quando combinada com a realidade aumentada pode possibilitar grandes avanços como cirurgias remotas. Aliás, estas tecnologias já foram utilizadas para tratar de condições psicológicas, como o Stress Pós-Traumático.

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada: O que as distingue

A realidade aumentada melhora as experiências adicionando componentes virtuais, como imagens digitais, gráficos ou sensações. Em contraste, a realidade virtual cria sua própria realidade que é completamente gerada por computador.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também