A Nintendo nunca desistiu das consolas portáteis, bastando olhar para o grandioso sucesso de todas as consolas Game Boy, consolas Nintendo DS, e mais recentemente o sucesso da Nintendo Switch.
No entanto, enquanto a Nintendo prosperava, outras fabricantes queimavam-se no mundo mobile. Como é o exemplo concreto da Sony, que apesar de ter tido algum sucesso com a PSP, rapidamente desistiu deste mercado com a PS Vita.
Bem… As coisas mudaram! Aparentemente muito por culpa da Valve, que anda a fazer das suas com a Steam Deck, uma consola portátil, que na verdade é mais computador que consola.
Um aparelho capaz de jogar todo e qualquer jogo, com uma qualidade que há alguns anos atrás, seria apenas fruto da imaginação mais fértil.
É um mercado com imenso potencial, e por isso mesmo, o que não faltam são clones da consola, tanto de marcas Chinesas completamente desconhecidas, como também de outras fabricantes com outro peso no mercado, como é o caso da Logitech, e agora, da Razer.
Razer Edge 5G: É o regresso das consolas portáteis!?
Portanto, recentemente, a Verizon já tinha falado acerca de uma curiosa parceria com a Razer e com a Qualcomm, o que logo na altura, fez muito boa gente pensar que iriamos ter uma consola portátil no horizonte, muito provavelmente com conectividade 5G, para ter acesso a todas as plataformas de jogos do planeta, nomeadamente as focadas no streaming.
Pois bem, o fruto desta parceria começa finalmente a aparecer! Abram alas à Razer Edge 5G! Uma consola portátil Android baseada no SoC Qualcomm Snapdragon G3X Gen1, e claro, como dissemos em cima, conectividade 5G.
BREAKING: @Verizon, @Razer and @Qualcomm are teaming up on the world's first 5G mobile gaming handheld—Razer Edge 5G! It will allow you to play your favorite games regardless of whether you are gaming in the cloud, on an app or streaming from your console. https://t.co/TYPw5xFyeF pic.twitter.com/F9Vg3CfABl
— George Koroneos 🗿🍹 (@GLKCreative) September 28, 2022
Será mesmo o regresso da consola portátil? Agora com um outro nível de performance e capacidades ‘extra’?
Talvez, mas será que marcas conhecidas, mas com pouca expressão neste espaço, como são a Razer, Verizon e Logitech, têm capacidade de bater o pé a gigantes como a Nintendo e Valve.
E a Sony? Será que vai querer voltar? A gigante Japonesa já afirmou várias vezes que não quer voltar ao mundo mobile. Mas as coisas estão a mudar muito rapidamente!
Mas talvez mais importante que tudo isto… Faz sentido um equipamento dedicado para jogos, quando o smartphone já faz isto tudo? E até já temos vários telemóveis pensados para este tipo de uso, como é o ROG Phone 6D, ou o RedMagic 7s Pro?
Ademais, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!