Ainda se lembra de há alguns meses, vários especialistas dizerem que o mundo das consolas podia estar a viver os seus últimos anos de vida, com o foco a mudar lentamente para o streaming de conteúdo pela Internet. O que claro está, iria ‘matar’ tanto as consolas de sala, como as consolas portáteis? Bem… As coisas não estão a evoluir nesse sentido.
Razer também quer apostar numa consola portátil!
Portanto, ao que tudo indica, a Qualcomm está a preparar um SoC muito curioso, na forma do Snapdragon G3x, que tem apenas um objetivo…Dar vida a consolas portáteis.
Curiosamente, é um SoC feito numa parceria muito próxima com a Razer, que claro, vai aproveitar as capacidades do chip para lançar uma consola portátil capaz de oferecer conteúdo de alta resolução, num ecrã OLED HDR de 120Hz, equipado com uma bateria de 6000mAh para aguentar o que der e vier.
Curiosamente, é uma consola capaz de suportar o Xbox Game Cloud, ou seja, além de jogos próprios, vai também fazer stream diretamente da sua consola ou PC. Para garantir uma internet rápida, sem falhas, parece que esta consola também vai suportar as redes de nova geração 5G.
Além das especificações base já mencionadas, vamos ainda ter uma câmera frontal 1080p, um design pensado para oferecer muito conforto e imersão graças a haptic feedback, um sistema de som Snapdragon Sound, e claro, suporte a Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2.
Snapdragon G3x? O que é isto?
Aparentemente, é uma versão modificada do Snapdragon 8 Gen1 que deverá dar vida à grande maioria dos smartphones Android topo de gama de 2021. Assim, este SoC vai ser produzido pela TSMS, nas suas linhas de 4nm, conseguindo trazer mais 20% de performance, e ainda um aumento de 30% na eficiência no campo do CPU. Entretanto, na parte gráfica, o novo GPU Adreno deverá trazer um aumento de 30% na performance, com mais 25% de ganhos na eficiência energética.
Como se isto não fosse suficiente, temos ainda uma grande aposta em APIs e IA, o que poderá trazer muita coisinha boa em termos de funcionalidades inovadores para este SoC.
É muito provável que fiquemos a saber todos os detalhes acerca deste SoC, e aposta da Qualcomm no mundo do gaming, nos próximos dias/horas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quer ver mais consolas portáteis no mercado, como este esforço da Razer+Qualcomm, ou a Steam Deck da Valve? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.