Raspberry Pi pode substituir o seu computador de secretária?

Um Raspberry Pi pode fazer muitas coisas, incluindo um computador de secretária. Embora provavelmente não se deva comprar um com a intenção de o substituir pelo PC principal, isto não significa que as pessoas não o tentem. Um Raspberry Pi pode certamente ser um computador decente. Dá para navegar na Internet ou ser utilizado para ver o YouTube. No entanto, existem algumas coisas muito importantes que o impedem de substituir completamente a necessidade de um computador de secretária.

Raspberry Pi pode substituir o seu computador de secretária?

Para começar, qualquer pessoa que esteja a utilizar o seu computador para algo mais do que navegar na Web terá problemas. Um Raspberry Pi não dá para jogos modernos, mas pode funcionar muito bem como um emulador de jogos retro. Até mesmo para fazer coisas como ver o YouTube há pessoas que relatam problemas. Para reduzir a gaguez, é preciso ter o máximo de RAM possível para o Pi, mas o Pi 4 tem no máximo oito GB. Dá jeito, mas terá problemas se tiver muitos separadores abertos. Em última análise, a possibilidade de substituir ou não o seu computador de secretária depende do que espera do seu computador. Isto vai de pessoa para pessoa mas a verdade é que o Raspberry Pi não é um substituto viável.

Se compreender as muitas limitações de um Raspberry Pi, pode utilizar o mesmo como um computador de secretária. Se for para ter alguns separadores abertos no Firefox ou Chrome não haverá problemas. Pode até parecer comparável a algo como um Chromebook, uma vez que estes são utilizados principalmente para processamento de texto e navegação na Web. Executar qualquer tipo de programa intensivo será um pesadelo em qualquer um dos dispositivos.

barulhos no computador, porta computadores, computador aquecer

Um Raspberry Pi adequa-se mais a coisas como um servidor doméstico ou um emulador de jogos. As desvantagens são demasiado grandes, tendo em conta que terá de comprar um cartão SD para armazenamento, arranjar um rato e um teclado extra e descobrir qual o sistema operativo a utilizar. O Ubuntu ou o Raspberry Pi OS funcionarão bem, mas terá problemas de compatibilidade com muitos programas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também