A memória RAM DDR5 ainda não fez um grande impacto no mercado, muito devido às suas limitações no campo da latência, e também devido ao seu preço ainda exagerado face à diferença de performance irrisória entre os melhores kits DDR4, e os primeiros kits DDR5. Contudo, como deve imaginar, é inegável que eventualmente vai dominar o mundo dos computadores, com uma performance simplesmente bombástica.
Aliás, até já temos alguns especialistas do OC a fazer das suas com alguns dos kits mais recentes, como é o caso de Hicookie, com um kit de memória RAM DDR5 da Gigabyte.
RAM DDR5: Gigabyte bateu recorde (10223.4 MT/s)
Portanto, caso não saiba, o recorde anterior já estava nas mãos de Hicooki. Mas com algumas mexidas no setup, e com a ajuda de muito LN2, os números subiram mais um pouco na sua última tentativa.
Que sistema é este?
Pois bem, o Overclocker aproveitou uma motherboard Gigabyte Z690 AORUS Tachyon, um processador Intel Core i9-12900K com apenas 2 núcleos ativos, a 2.1GHz, e um kit de memória personalizado, para chegar à velocidade de DDR5-10223.4, ou seja, 113.4 MT/s acima do recorde anterior que se situava nos 10110 MT/s.
Isto é apenas o inÃcio!
Como dissemos em cima, isto é apenas o inÃcio do standard DDR5.
Os primeiros kits de memória baseados no mais recente padrão chegaram ao mercado há menos de 1 ano, e por isso mesmo, o que não falta é potencial para alcançar frequências ainda mais altas. Especialmente em 2022 e 2023, em que tanto a Intel como a AMD já terão uma plataforma pronta para acompanhar a evolução do standard.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Com expetativas altas para o padrão DDR5? Ou ainda vai apostar na memória DDR4? Ao fim ao cabo, ao contrário do esperado, tanto a Intel como a AMD deverão continuar a apostar na velha tecnologia, com os seus novos processadores Ryzen 7000 e Core 13000.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!