Radeon RX 7900: Placas Gráficas vêm com defeito?

As novas placas gráficas Radeon RX 7900 da AMD estão prestes a chegar às prateleiras em força, e até já têm várias reviews publicadas na Internet, onde até tivemos a oportunidade de ver Linus (Tech Tips) a dizer que iria apostar tudo o que tinha na AMD, esquecendo completamente a existência das RTX 40 da NVIDIA.

No entanto, por razões desconhecidas, tudo indica que a gigante dos CPUs e GPUs, rival da Intel e NVIDIA, decidiu equipar a sua nova gama alta com GPUs inacabados. Terá sido pressa? Vamos por partes?

Radeon RX 7900: Placas Gráficas vêm com defeito?

Portanto, foi descoberta a existência de GPUs RDNA 3 com um Shader Prefetch HW incapaz de funcionar de forma normal. Um defeito presente em três chips (Navi 31 / Navi 33 / GFX 1103 APUS), e que não pode ser corrigido via software.

Ao que tudo indica, apenas o GPU Navi 32 não tem este defeito, o GPU que deverá dar origem à RX 7800/7700.

Pois bem, isto é algo que não pode ser corrigido via software, e não pode ser revisto em apenas algumas semanas. A AMD vai precisar de meses para corrigir o problema, o que é algo grave, visto que se tal correção vier mesmo a acontecer, vamos ter placas com o mesmo nome, mesmo design, mas com um GPU mais eficiente e poderoso nas mãos dos jogadores. (Ao mesmo preço.)

Ainda assim, a AMD está a trabalhar arduamente na otimização e melhorias de performance das suas novas placas, para conseguir realmente bater o pé à NVIDIA, a um preço mais baixo.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É um problema realmente grave, ou a AMD sabe disto… E decidiu avançar na mesma, de forma a conseguir chegar às prateleiras antes do final do ano, e assim destruir o lançamento da RTX 4080? Será que existe mais performance por descobrir nestas placas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também