Apesar dos nomes muito parecidos, a verdade é que a semelhança entre placas gráficas desktop, e mobile, fica mesmo por aí. Porquê? Bem, na parte mobile, os GPUs têm de ser muito mais poupadinhos no campo do consumo, e também têm de se focar em alcançar temperaturas um pouco mais baixas. Como é óbvio, consumo baixo e temperaturas limitadas significa placas gráficas menos poderosas. Caso contrário, a bateria de um portátil durava 10 minutos em vez de 10 horas.
No entanto, isto não significa que não existam melhorias muito significativas entre gerações! Afinal de contas, ao que tudo indica, as novas Radeon RX 7000 para portáteis, vão conseguir oferecer um nível de performance idêntico ao das atuais RTX 3090 e RX 6950 XT.
Acha pouco? É que é simplesmente brutal!
Radeon RX 7000 para portáteis? Performance = RTX 3090/RX 6950 XT
Portanto, ao que tudo indica, a AMD vai conseguir oferecer um aumento de performance absolutamente incrível na parte mobile, graças aos seus novos GPUs RDNA3 de 5nm. Afinal, quem o afirma é Greymon55 e Kopite7kimi, que pouco ou nada se enganam quando é este o tema.
😮💨Battle with RX 7900M, it has performance like RTX 3090.
— kopite7kimi (@kopite7kimi) October 22, 2022
A placa gráfica mobile capaz deste feito deverá ser a Radeon RX 7900M.
Possivelmente até vamos ter algumas novidades acerca desta placa já no dia 3 de Novembro. Altura em que a AMD vai anunciar tudo aquilo que tem para oferecer. No entanto, quanto à disponibilidade, será natural ver portáteis baseados neste GPU lá para o segundo trimestre de 2023, muito provavelmente com algumas unidades a dar um ar de sua graça na CES 2023, em Janeiro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto para uma nova geração de placas gráficas mobile? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.