A AMD fez um pequeno ‘Preview’ à sua nova arquitetura gráfica ‘Navi’, demonstrando aquilo que a sua primeira placa gráfica baseada nesta tecnologia é capaz… De seu nome, Radeon RX 5700. (Um nome que nenhum ‘leak’ tinha ainda sugerido)
Dito isto, como já tínhamos sugerido há algumas semanas, a AMD vai anunciar/lançar as novas placas Navi de 7nm, na E3 2019, em Junho. E pelos vistos, o objetivo é derrotar a NVIDIA GeForce RTX 2070.
Afinal de contas, a AMD mostrou um ‘versus’ entre a RTX 2070 e a nova Radeon RX 5700! Com esta última a ficar 10% à frente da sua rival NVIDIA Turing.
AMD Radeon RX 5700: Anúncio na E3 2019, e lançamento no mercado, durante o mês de Julho
Tal e qual como os novos Ryzen 3000 e a sua arquitetura Zen 2, as novas Navi, vão ser produzidas com o processo de 7nm. O que por sua vez, assinala o momento em que a tecnologia está agora pronta para a produção em massa de produtos efetiva.
AMD RDNA Macro-Arquitetura
Portanto, como alguns já esperavam, a AMD aproveitou o evento, para anunciar a sua nova macro-arquitetura! Que vem finalmente, tomar o lugar da ‘velhinha’ GCN, de seu nome, RDNA. E pelos vistos, o primeiro alvo desta tecnologia, é a placa gráfica de gama média/alta da NVIDIA.
Curiosamente, o nome das placas gráficas Navi, tem uma razão de ser… Os 50 anos que a AMD está agora a celebrar!
Mas talvez mais importante que o anúncio de novos produtos, é o facto deste aniversário, também marcar o regresso da AMD à corrida… Em suma, por outras palavras, à competitividade séria! Algo que muito se deve, à liderança de Lisa Su.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!