Como já deve ter percebido, especialmente em Lisboa, existem muitos mais radares espalhados um pouco por tudo o que é sÃtio! No entanto, apesar de vários condutores já andarem a cumprir os limites de velocidade, a grande maioria destes aparelhos tem estado desligado… Por enquanto! A partir de quarta-feira (dia 1 de Junho), vai tudo mudar! Por isso, se por ventura anda muito na segunda circular, no IC19, etc… Tenha mesmo muito cuidado, que a caça à multa agora é a doer.
Radares: Muito cuidado a partir de dia 1 de Junho!
Portanto, na zona de Lisboa, a câmara municipal mandou instalar 20 novos radares, que claro está, se juntam aos 21 já existentes, que entretanto até foram atualizados, e claro, aos muitos radares móveis (e escondidos) da PSP e PolÃcia Municipal.
Estes radares não deviam estar já ligados?
Sim, desde o dia 1 de Abril de 2022. No entanto, alguns problemas técnicos adiaram essa data para a próxima quarta-feira. Todas as dificuldades foram agora ultrapassadas.
Isto é caça à multa? Bem… Mais ou menos.
Verdade seja dita, se estiver atento à sinalização vertical rodoviária, muito dificilmente será multado. Aliás, os sinais instalados perto das zonas controladas, até são maiores do que aquilo que a lei dita. Ou seja, a ideia aqui é prevenir, e não lucrar.
Além de tudo isto, existem também uma margem de erro de 10% no radar. Por isso, pode sempre ir bocadinho acima do limite. Mas não se distraia.
Como é que os novos radares funcionam?
Os novos aparelhos funcionam tendo como base 2 câmeras. A primeira para detetar o excesso de velocidade, e a segunda para controlar o fluxo de trânsito. No entanto, ao contrário do que foi dito na altura em que ficámos a saber que iriam existir novos radares na Capital Portuguesa, estes radares não vão ser capazes de punir uso do telemóvel, ou passagem de sinais vermelhos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!