Caso não saiba, o controlo de velocidade em Portugal está a mudar! Está a ficar mais exigente e mais evoluído tecnicamente, sendo exatamente por isso que faz todo o sentido relembrar que tipos de radar temos em funcionamento, e na verdade, o que precisa de ter em consideração enquanto conduz.
Dito isto, como noticiámos ontem, vamos ver vários novos aparelhos de controlo nas Estradas Portuguesas, de velocidade média, bem como um acréscimo do número de tradicionais radares de velocidade instantânea. Vamos tentar saber mais?
Radares de Velocidade: Estes são os que temos em Portugal
Portanto, ao longo de 2023, vamos ver mais 50 radares instalados nas estradas Portuguesas. 30 da Velocidade Instantânea, e 20 de Velocidade Média. A
grande maioria destes radares está em autoestrada. Porém, se acha que isto é caça à multa, fique a saber que todos os novos radares vão ter sinalização vertical de aviso. O objetivo é garantir que os condutores cumprem os limites de velocidade.
Sabe como funciona um Radar de Velocidade?
Um radar de velocidade é um aparelho que serve para monitorizar e controlar a velocidade dos veículos nas estradas e ruas. Têm como principal objetivo a promoção da segurança do trânsito, ao prevenir acidentes, e claro, multar condutores que conduzem acima da velocidade permitida
Que tipos existem em Portugal? E fora?
Um radar de velocidade tem sempre o mesmo objetivo: controlar a velocidade dos veículos. No entanto, existem diferentes tipos de radares que funcionam de formas diferentes. Fique a saber quais são e como funcionam, em Portugal:
- Radares de Velocidade Instantânea (Fixos): Estes radares são instalados numa localização estratégica, normalmente em estradas ou ruas onde o incumprimento da velocidade seja um problema. Este tipo de radar funciona através da emissão de ondas eletromagnéticas, que por sua vez permite calcular a velocidade a que os veículos circulam.
- Radares de Velocidade Instantânea (Móveis): São radares que podem ser transportados de um lugar para outro e, por isso, podem estar em diferentes locais. São assim utilizados em áreas conhecidas por terem muito incumprimento, e acidentes rodoviários. A forma como funcionam é exatamente a mesma comparativamente aos radares fixos.
- Radares de Velocidade Média: Estes aparelhos medem a velocidade média de um veículo durante uma viagem, entre dois pontos, em vez de medir a velocidade num único ponto. É assim utilizado para detetar veículos que andam acima do limite de velocidade máximo durante uma viagem no seu todo. Isto em vez de em um único ponto.
Em suma, estes são os aparelhos de controlo de velocidade em funcionamento por cá! Noutros países, como Espanha ou França, existe controlo de velocidade via Helicóptero ou até via Drone. Além destes, existem também tecnologia capaz de perceber se os condutores diminuem a velocidade apenas no local da instalação do radar, com um alcance de 2 ou 3 quilómetros, denominados de Radares em Cascata.
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