Os automóveis elétricos são para muitos o futuro e sendo um dos fabricantes mais populares destes veículos, as pessoas perguntam-se frequentemente quantos quilómetros dura um Tesla ao longo da sua vida útil? Mais especificamente, quantos quilómetros fará o seu Tesla antes de ter de substituir a bateria, o motor ou outros componentes vitais? Se continuar a substituir as baterias e o motor, quantos quilómetros pode durar? Que mais precisa de fazer para que o seu Tesla dure o máximo de tempo possível?
Atenção: veja para quantos quilómetros dará o seu Tesla!
Longevidade da bateria do Tesla
É fácil prever a duração das baterias Tesla se olhar para o modelo de garantia da empresa. A Tesla afirma que, se a bateria de tração do seu veículo tiver menos de 70 por cento da sua capacidade no final do período de garantia, é elegível para uma reparação ou substituição. A garantia da bateria depende do modelo do automóvel, mas normalmente dura até oito anos, quando a Tesla espera que o condutor médio percorra entre 160.000 e 240.000 quilómetros.
Se não se importar de conduzir com uma bateria com um desempenho ligeiramente inferior que lhe proporcione menos autonomia, pode esperar manter a mesma bateria entre os 400 e os 800 mil kms. Isto de acordo com o CEO da Tesla, Elon Musk. Ou seja, são mais de duas décadas de condução antes de ter de substituir a bateria do seu Tesla, que é cara, começando em cerca de 5000 Euros por módulo de bateria (que pode ter até 16 num conjunto de baterias Tesla).
No entanto, se substituir o conjunto de baterias, é possível percorrer mais de 1 milhão de quilómetros com o seu Tesla se cuidar do resto do veículo. De facto, um dos Teslas mais duradouros já tinha ultrapassado um milhão de quilómetros em 2022. Trata-se de um Model S P85 de 2014.
De acordo com o proprietário do Tesla com mais tempo de condução, a primeira bateria durou 280 mil quilómetros. Isto antes de ser substituída pela Tesla ao abrigo da garantia devido a um defeito de carregamento. Enquanto a Tesla estava a trabalhar numa substituição, foi-lhe dada uma bateria temporária, que utilizou durante 149 mil kms. Mais tarde, a Tesla deu-lhe uma bateria ligeiramente usada como substituição, com a qual percorreu uma distância de cerca de 482 mil kms.
Quantas recargas são necessárias?
O tempo que a bateria do seu Tesla dura antes de precisar de recarregar depende dos seus hábitos de condução. Os veículos Tesla têm normalmente uma autonomia de bateria entre os 400 e 600 kms. O Model S Dual Motor tem a maior autonomia com um carregamento, permitindo-lhe conduzir até 651 kms. Na extremidade inferior da escala está o Tesla Model 3 básico de 2019, com uma autonomia de 354 kms. Em 2023, o Tesla de menor alcance continua a ser o Modelo 3 de base.
Se estiver constantemente a descarregar quase totalmente a bateria antes de se dirigir a uma estação de carregamento, pode esperar que uma bateria Tesla dure entre 1000 e 1250 cargas ao longo da sua vida. Além disso, a bateria do seu Tesla irá degradar-se com o tempo e, consequentemente, a autonomia irá diminuir.
Longevidade do motor Tesla
Hansjörg Gemmingen, a pessoa que detém o recorde do Tesla com maior longevidade, disse ao The Driven que o conta-quilómetros do seu carro mostrava 777 mil kms antes de o primeiro motor elétrico ter de ser substituído. No entanto, quando o seu Model S atingiu quase 1 milhão de quilómetros, o motor já tinha sido substituído oito vezes. Isto pode ter algo a ver com o facto de as primeiras unidades de accionamento do Tesla Model S não serem especialmente fiáveis.
Quanto custa substituir o motor? No momento em que escrevemos este artigo, uma unidade de tração Tesla custa entre 5000 e 10000 Euros dependendo da potência. No entanto, a Tesla substituirá o motor do seu Modelo 3 ou Y ao abrigo da garantia se este falhar antes de 8 anos ou 100.000 quilómetros.
Entretanto substituir o motor elétrico do seu bolso após a expiração da garantia original, a Tesla dar-lhe-á outra garantia de 4 anos. A garantia de substituição só será válida se tiver adquirido a unidade de tração diretamente à Tesla.
O seu Tesla pode durar mais de uma década
Se for um condutor normal, pode esperar conduzir o seu Tesla durante mais de uma década antes de pensar na substituição da bateria. Além disso, o seu Tesla pode fazer mais de um milhão de quilómetros se substituir as baterias e o motor. No entanto terá de efetuar a manutenção do seu Tesla, conforme exigido no manual do utilizador, se quiser que este dure até poder passá-lo à geração seguinte.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!