Não é novidade para ninguém que a Apple é muito mais restritiva naquilo que entra no iPhone, comparativamente à Google com o seu ecossistema Android. É exatamente por isso que o sideload de apps é completamente impossível no iPhone ou iPad, enquanto é uma prática completamente banal no mundo Google Android. (A não ser que faça Jailbreak, claro.)
Pois bem, isto é algo que nunca irá mudar! Afinal de contas, a própria Apple já veio a público afirmar que se por acaso quiser fazer sideload de apps no seu smartphone, o melhor que tem a fazer é mesmo comprar um smartphone da concorrência.
Querem mais liberdade? Deixe o iPhone e compre um Android
Portanto, segundo a Apple, fazer sideload de apps é quase uma prática criminosa, que pode muito bem arruinar a sua segurança e privacidade, enquanto usa o smartphone.
Afinal de contas, segundo Erik Neuenschwander, o líder do departamento de segurança da Apple, se por acaso esta prática fosse possível no iOS, o mais provável é que grande parte dos utilizadores acabassem enganados. Isto ao mesmo tempo que avisa… O iOS não é a plataforma certa para si, se quer mais liberdade. Ora leia:
“O Sideload, neste caso, é eliminar escolha. Os utilizadores que querem acesso direto a aplicações, sem qualquer tipo de revisão, devem trocar de plataforma. O iOS é um sistema operativo que quer dar a segurança aos utilizadores, de que estes nunca irão ser enganados. Que nunca serão encaminhados para um canto escuro da Internet, para ter acesso a novas funcionalidades.”
Em suma, a Apple prefere ter o controlo do ecossistema, garantindo assim a segurança de todos. Óbvio que isto retira escolha e liberdade… Mas será isso assim tão importante para a grande maioria dos utilizadores?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!