Quer uma TV 8K na Europa? Esqueça isso!

Como já noticiámos no passado, o 8K na Europa é um assunto complicado. Sim, existem vários modelos, lançados pelas mais variadas fabricantes. Mas, devido ao consumo de energia deste tipo de aparelho, e óbvia falta de conteúdo para as “alimentar”, a União Europeia decidiu banir a sua venda.

Bem, não foi bem um “ban“, mas sim uma mudança de regulamentações, que basicamente retirou do mercado a grande maioria das TVs 8K já lançadas.

Quer uma TV 8K na Europa? Esqueça isso!

Portanto, todos os mercados de países membros da União Europeia terão de se agarrar às velhinhas mas ainda tão incríveis TVs 4K (Ultra HD). Tudo porque a Comissão Europeia decidiu restringir um pouco mais a regulamentação, para que uma TV não consuma mais de 90W, ou mais de 100W, se for um produto de nova geração.

Estamos a falar de um rude golpe aos planos de várias fabricantes, como é o exemplo da Samsung, da TCL, da LG, entre outras. Visto que, apesar do facto de ser uma regulamentação Europeia, vai inegavelmente afetar todos os mercados, e claro, vai atirar as equipas de desenvolvimento de produto a trabalhar numa solução para o problema.

Isto é mau? Na verdade, é completamente indiferente!

Sim, é verdade que as fabricantes apresentam vários tipos de tecnologia que pegam na fonte de conteúdo, e fazer upscalling para 8K. Mas… Isso vale o que vale! A verdade é que ainda não existe conteúdo 8K nativo, e como tal, ver o mercado limitado a 4K não é de todo o fim do mundo.

Aliás, a grande maioria das emissões são ainda Full HD (1080) e não Ultra HD (4K). E até os serviços de streaming, ou consolas de nova geração, estão limitados aos 4K. Por isso, temos muito tempo, para chegar aos 8K, de forma consciente e sustentável.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também