Há algumas semanas atrás, ficámos a saber que a nova placa gráfica topo de gama da NVIDIA iria obrigar ao uso de um novo tipo de conector PCIe de 12 pinos. Um conector que nenhuma fonte de alimentação atualmente no mercado tem ao seu dispor.
No entanto, como as placas gráficas NVIDIA até costumam ser mais ou menos eficientes, e como na arquitetura Ampere vamos dar as boas vindas a dois novos nó de produção. (7nm para a RTX 3090 e 8nm para RTX 3080 e RTX 3070).
Era esperado que os requisitos energéticos não fossem realmente muito pesados. Ou seja, desde que tivesse uma fonte ‘decente’ de 650W ou mais, poderia utilizar um simples adaptador para dar vida à sua nova a reluzente placa gráfica topo de gama.
Afinal de contas, a recomendação para a atual RTX 2080 TI é a utilização de uma fonte de 650W de qualidade.
Pois… Parece que o adaptador vai mesmo ser vendido! E pelos vistos, pode esquecer fontes de 650W, 700W ou 800W. Vai precisar de uma nova fonte de 850W
Portanto, muito resumidamente, a Seasonic já tem um adaptador pronto para dar oirgem ao tal novo cabo PCIe de 12 pinos. No entanto, na caixa do adaptador deixa um aviso muito interessante… Estamos a falar da recomendação do uso de uma fonte de alimentação de pelo menos 850W.
Algo impressionante, porque a atual topo de gama da NVIDIA apenas ‘requer’ o uso de uma fonte de 650W.
Mas calma! Lá pela recomendação ser uma fonte de pelo menos 850W. Isto não significa que a nova RTX 3090 utilize toda esta energia. Ainda assim, é bem provável que o seu consumo seja realmente significativamente superior ao que a RTX 2080 Ti necessita, provavelmente à volta dos 100W ou mais.
Por isso, as fabricantes preferem não arriscar, ao recomendar uma fonte de alimentação de qualidade.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!