Apesar de tudo o que tem acontecido em 2020, as consolas de nova geração estão mesmos prestes a chegar ao mercado, com datas de lançamento a apontar para época natalícia (provavelmente Novembro)!
Por isso, é bem provável que existam vários jogadores um pouco por todo o mundo com uma única questão em mente. Será que vou precisar de uma Televisão nova? Pois bem, é bem provável que sim! Mas vamos por partes.
Infelizmente, ainda não temos a lista de especificações finais da Microsoft e Sony. Mas já tivemos várias revelações que sugerem a necessidade de uma TV de nova geração, para acompanhar a consola, que ao fim ao cabo, também é de nova geração!
Está à espera da PS5 ou Xbox Series X? Já comprou uma TV nova?
Portanto, já sabemos que vamos ter muita coisinha nova e boa na próxima geração de consolas! Onde podemos incluir suporte à resolução 8K, a frequências de 120Hz, bem como às novas tecnologias VRR e ALLM, entre muitas outras coisas.
Estamos no fundo a falar de tecnologias super interessantes para os gamers mais techies. Contudo, tudo isto também significa que muito provavelmente tem uma TV na sua sala incapaz de aproveitar todo o potencial da sua futura consola.
Aliás, em boa verdade, a maioria das pessoas continua a contar com uma televisão Full HD (1080p) na sua sala de estar, por isso, falar das resoluções 4K e 8K já é mau sinal para quem não quer gastar dinheiro numa tv.
Será que é mesmo necessário mudar de TV?
Curiosamente, tanto as novas PS5 como as novas Xbox Series deverão oferecer basicamente as mesmas tecnologias. Assim, mesmo que uma acabe por ser mais poderosa que outra, não irá ter qualquer impacto no resultado final. (Vários devs já vieram a público que a performance irá ser muito equivalente)
No entanto, para conseguir chegar aos 8K, 120FPS, etc… Vão ser precisas novas formas de ligar a consola à TV, estamos claro a falar da porta HDMI, que pelo menos no caso da Xbox Series X, será HDMI 2.1.
Ou seja, é bem provável que a PS5 também traga o HDMI 2.1 para cima da mesa, de forma a conseguir oferecer uma largura de banda de 48 gigabits por segundo (antigamente eram 18), o que claro está, irá resultar no suporte de resoluções mais altas ao mesmo tempo que poderemos finalmente ver mais que 60FPS no mundo das consolas. (A PS5 deverá ser capaz de chegar aos 4K120FPS.)
O que significa o HDMI 2.1 para as consolas de nova geração?
À primeira vista, é provável que não dê grande importância a esta atualização. No entanto, é realmente uma melhoria avassaladora em relação ao HDMI 2.0. (Na verdade, deveria ter o nome de HDMI 3.0 e não 2.1)
Ou seja, aqui podemos ver funcionalidades como o HDR dinâmico, eARC, ALLM (Auto Low-Latency Mode) e VRR.
Ainda se lembra de ligar o ‘Game Mode’ na sua TV ou Monitor? Pode dizer adeus a essa ‘trabalheira’, o ALLM trata disso por si, garantindo que a imagem transmitida pela consola tem pouco ou nenhum processamento de imagem feito pelos chips da TV.
Já o VRR (Variable Refresh Rate ou Sincronização Adaptativa), é algo que já existe no mundo dos PCs há muitos anos, servindo para garantir que o ‘Screen Tearing’ deixa de ser um problema (fenómeno que acontece quando vê frames diferentes no mesmo ecrã.). Diminuindo também ao máximo o ‘stuttering’ (soluços na imagem).
Além disto, temos ainda o QFT (Quick Frame Transport) e QMS (Quick Media Switching). O primeiro reduz a latência do ecrã (o tempo que a imagem demora a chegar à TV), enquanto o segundo acaba com os ecrãs pretos que por vezes aparecem entre mudanças de cenário.
Ou seja, o HDMI 2.1 é o futuro!
Em suma, é muito provável que a sua TV não tenha suporte ao standard HDMI 2.1. Ou seja, é por isso que vai ter de comprar uma televisão nova, se quiser tirar todo o partida das novas consolas.
Nota -> Se por ventura decidir comprar uma TV com HDMI 2.1 nos próximos tempos, assegure-se que é compatível com todas as tecnologias aqui mencionadas. Não é garantido!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!