Quer um SSD PCIe 5.0? São assim! O que acha?

Este novo SSD PCIe 5.0 não é o primeiro, nem sequer é o mais rápido, a chegar ao mercado em 2023. Porém, é muito honestamente o exemplo perfeito daquilo que vamos começar a ver nas prateleiras a partir de agora.

Quer um SSD PCIe 5.0? São assim! O que acha?

Portanto, estamos a falar do Galax HOF Extreme 50 SSD (PCIe 5.0), que já chegou ao mercado Chinês, e deve estar prestes a chegar a outras regiões do globo. É um SSD disponível em 1TB e 2TB, que claro está, traz um dissipador de calor de grandes dimensões, com uma ventoinha no meio.

Em termos de especificações técnicas, temos aqui um SSD equipado com um controlador Phison E26, chips NAND Flash 3D Micron com 232 camadas, e ainda 4GB de cache DRAM LPDDR4. Como dissemos em cima, este SSD não é o mais rápido do mercado, visto que apenas chega aos 10.000MB/s na leitura e 9500MB/s na escrita, isto enquanto outros SSDs como o Gigabyte AORUS Gen 5 e MSI Spatium M570 Pro já vão aos 12GB/s em ambos os campos.

Ainda assim, é um SSD muito apelativo, com picos de performance aleatória 4K de 1.500.000 IOPS para a leitura e 1.250.000 IOPS para a escrita. A resiliência também é muito interessante, com 1400TBW na versão de 2TB e 700TBW para a versão com 1TB.

Sim, é verdade que temos SSDs PCIe 5.0 equipados com soluções de refrigeração passivas, em vez de ativas como este SSD da Galax. Mas, muito honestamente, se o ruído não for irritante, prefiro esta solução, porque garante um SSD mais fresco, e assim capaz de durar mais tempo, com melhor performance. (De acordo com a Galax, este SSD vai conseguir ficar entre os 40 e 45ºC, mesmo a ser puxado ao máximo!)

Quanto ao preço, deve chegar à Europa à volta dos 350€, para a versão de 2TB. Um preço obviamente alto, mas normal, tendo em conta que este tipo de SSD é ainda uma completa novidade no mercado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também