Quer um SSD com 200 TBs? Pode estar prestes a chegar!

Ontem noticiamos que a Intel decidiu terminar o desenvolvimento, produção e comercialização dos seus produtos baseados na memória 3D-Xpoint. Algo que por sua vez deu origem à memória Intel Optane. O que era isto? De forma muito resumida, era uma solução intermédia entre o SSD e a memória RAM, que infelizmente, nunca foi capaz de demonstrar grandes vantagens para os mais normais dos consumidores.

Contudo, o seu falhanço não se deve apenas à falta de espaço no mercado! Deve-se essencialmente à tremenda evolução do armazenamento SSD nos últimos anos/meses.

Afinal de contas, estamos prestes a dizer olá aos SSDs PCIe 5.0 capazes de chegar aos 14GB/s, e no aspeto do armazenamento puro e duro, já temos drivers com cerca de 200 TBs a caminho das prateleiras. É incrível!

Quer um SSD com 200 TBs? Pode estar prestes a chegar!

ssd, ssds

Portanto, a Micron já começou a produção, em massa, dos seus primeiros chips equipados com 232 camadas. Ou seja, vamos ver um acréscimo muito significativo na capacidade de armazenamento dos SSDs nos próximos tempos, agora que a Micron já tem volume suficiente de chips para enviar para as suas parceiras.

Afinal de contas, caso não saiba, esta é a primeira vez que uma fabricante de chips de memória NAND Flash é capaz de ultrapassar a barreira das 200 camadas. Até aqui, o máximo estava situado nas 176 camadas! Uma tecnologia que apareceu pela primeira vez no mercado em 2020. Ou seja, a Micron apresente aqui uma melhoria de ~32%, ou 56 camadas extra, em menos de 2 anos.

Curiosamente, apesar de mais camadas, os chips são agora fisicamente mais pequenos, tudo muito graças ao facto de serem extremamente densos. Muito provavelmente, os chips mais densos do mercado. Por sua vez, isto significa o lançamento de produtos ainda mais pequenos, mas claro, com maior capacidade de armazenamento.

O que significa isto na prática? Pois bem, hoje em dia, o SSD com maior capacidade de armazenamento é um modelo de 100TB da Nimbus Data. Com esta evolução, podemos estar a olhar para os 200TB, e um bocadinho mais para a frente, para os 400TB.

Além da parte profissional da coisa, a Micron também já tem planos para lançar novos produtos QLC, o que por sua vez vai baixar ainda mais o custo por GB. (Isto vai atirar os velhos discos rígidos HDD para o mundo da obsolescência!).

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também