Quer um Ryzen 5000? Qual é a melhor board? B450 ou B550?

Com o anúncio dos Ryzen 5000 (e sua subida de performance bem considerável em relação à última geração), temos muito boa gente a pensar num ‘upgrade’.

No entanto, como é óbvio, também temos muito boa gente com um PC baseado numa motherboard B450 a esfregar as mãos com a chegada da compatibilidade aos novos processadores a estas boards de 2018.

Mas será que uma motherboard de 2018 é o suficiente para um processador poderosíssimo de 2020?

Vamos tentar perceber!



Quer um Ryzen 5000? Qual é a melhor board? B450 ou B550?

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, temos muitos consumidores com PCs baseados em processadores Ryzen 2000 ou Ryzen 3000 com uma motherboard B450 à mistura. Por isso, com a chegada de uma nova geração de processadores capaz de rivalizar com o domínio da Intel no mundo dos videojogos, existem vários consumidores a equacionar o upgrade, estão à na dúvida se devem manter a sua motherboard B450 ou dar o salto para as mais recentes B550.

Afinal de contas, foi a própria AMD que revelou há alguns meses atrás que não iria suportar os novos processadores nas velhas motherboards. Algo que acabou por correr mal, com a AMD a voltar atrás e a confirmar o suporte algures em 2021.

Ou seja, as motherboards B450 vão suportar os Ryzen 1000, 2000, 3000 e agora os novos 5000. Entretanto, a grande maioria das boards B550 apenas irá suportar processadores Ryzen 3000 e 5000… Dito tudo isto, sabe qual é a vantagem do chipset B550?

É simples, as boards B550 suporta PCI Express 4.0, o que é um pouco confuso, visto que a funcionalidade não depende apenas do chipset. Aliás, não existe qualquer razão para as boards B450 não suportarem o mesmo standard de velocidade PCIe… Afinal, as lanes vêm diretamente do processador. Aliás, algumas fabricantes trouxeram o suporte ao standard em modelos de motherboards antigos, notavelmente a Gigabyte! Mas a AMD não achou muita piada à brincadeira, e obrigou à remoção da funcionalidade.

Esquecendo isto… Todas as motherboards B550 suportam PCIe 4.0 no slot primário x16 para a placa gráfica, bem como o slot primário para o SSD m.2. O que é curioso, mas não é revolucionário, visto que os SSDs PCIe 4.0 ainda não fazem grande diferença no dia a dia, e as placas gráficas PCIe 4.0 também não trazem grande boost de performance versus uma instalação num slot PCIe 3.0.

A RTX 3090 que é uma placa PCIe 4.0, apenas ganha 3% de performance num slot PCIe 4.0

Por isso, se não vai ter grande aumento de performance gráfico, e no campo do armazenamento a diferença também não é assim tão diferente… Fará sentido optar por uma motherboard mais recente?

Claro que as melhores boards B550 já trazem tecnologias mais recentes e mais poderosas, como o WiFi 6, e LAN 2.5 Gbit. No entanto, caso não seja um consumidor Pro que vá usar este tipo de velocidade (tem de ter um router compatível e uma Internet do bufo!), não existe grande necessidade para ficar satisfeito com estas novidades. Além disto, o chipset B550 também traz suporte ao uso de duas placas gráficas, uma funcionalidade que está mais do que morta e enterrada.

Conclusão

Em suma, a grande diferença entre as duas boards, é que as AMD B550 são mais recentes, e por isso, trazem suporte a algumas funcionalidades interessantes! Mas que infelizmente não irão revolucionar o seu mundo. A mais notável é o suporte ao standard PCIe 4.0, que hoje em dia ainda não faz grande diferença, mas que num futuro próximo poderá mesmo ser obrigatório, tal e qual como o PCIe 3.0 é obrigatório hoje em dia.

Assim, se por acaso já tem uma motherboard B450 em casa, o meu conselho é que espere até 2021 pelo suporte aos novos Ryzen 5000. Caso contrário, talvez seja boa ideia optar por uma B550, para cobrir logo o flanco para o futuro. (Não existe diferença de performance do CPU entre entre as boards B450 e B550, a AMD já confirmou isto!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também