Não foi assim há tantos anos, que se por ventura me pedissem ajuda para a escolha de um portátil, diria para fugir a sete pés, e a toda a velocidade, caso o aparelho fosse baseado num processador AMD.
Mas a verdade, é que após uns quantos anos de insucessos, a AMD foi mesmo capaz de dar a volta à situação! Assim, neste momento, não só tem alguns dos melhores CPUs do mundo mobile (como é o caso do Ryzen 9 6900HS), como também tem algumas soluções budget extremamente interessantes.
Afinal de contas, segundo a própria AMD, em 2022, vamos ter chips Ryzen em mais de 200 modelos de portáteis diferentes, e pelos vistos, com a chegada dos chips ‘Mendocino‘, se quiser comprar um portátil barato, mas bom, vai ter de optar por uma máquina baseada num processador AMD Ryzen.
Quer um portátil bom e barato? Vai ter de olhar para a AMD
Portanto, um dos grandes focos da AMD para 2022, é a redefinição daquilo que é um portátil para o ‘dia-a-dia’. Ou seja, a AMD quer dominar o mundo das máquinas budget, ao trazer bons níveis de performance, mas talvez mais importante que isso, quer ter muita bateria para oferecer.
Como é que vai ser feita esta mudança?
Bem, ao que tudo indica, a base da revolução está no lançamento dos novos processadores já mencionados, por sua vez equipados com 4 núcleos Zen 2, e claro, um GPU baseado na arquitetura RDNA 2, produzido nas linhas de 6nm da TSMC.
Estamos assim a falar de processadores poderosos, mas extremamente eficientes! Capazes de oferecer 10 horas de autonomia sem compromissos, em máquinas que podem chegar ao mercado a custar apenas 300 ou 400€. (Windows e Chromebooks).
Uma mudança extremamente significativa, visto que nestas gamas de preços, a autonomia da bateria está quase sempre entre as 4 e 6 horas.
Uma promessa que no passado ninguém iria dar valor, mas que agora, tem certamente outro peso. Para ter a noção do poderio da AMD, nos tempos atuais, até a gigante Corsair decidiu lançar o seu primeiro portátil de sempre, tendo como base, sim… Um processador AMD.
Está pronto para uma pequena revolução?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com o futuro dos portáteis? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!