Ainda se lembra do sistema do Twitter, pensado por Elon Musk, que possibilitava a aquisição do mítico símbolo de verificado, azul, em troca de um pagamento mensal? Pois bem, a Meta está a planear fazer exatamente o mesmo nas suas redes sociais, mais concretamente no Facebook e no Instagram.
Uma jogada arriscada por parte da plataforma, ou apenas algo que vai ficar à escolha dos consumidores?
Quer ser especial no Instagram e Facebook? Custa 15€
Portanto, o sistema vai ser conhecido como “Meta Verified”, e claro, é extremamente parecido ao que já podemos ver no Twitter. De forma muito resumida, vai ser possível ter um marcador azul, proteger um pouco mais a conta contra utilizadores que queiram roubar a sua identidade, etc… A funcionalidade vai custar 11.99$ na versão Desktop das redes, e 14.99$ na versão mobile das mesas. (Porquê preços diferentes? Bem… Não faço ideia!)
Entretanto, se porventura estiver interessado, tem de ter pelo menos 18 anos de idade, e um documento identificador capaz de provar a sua identidade aos olhos da Meta, como é o caso do Cartão de Cidadão, ou Carta de Condução.
Como complemento, e como diferenciação aos serviços do Twitter, quem aderir ao sistema vai ter stickers exclusivos nas Histórias e Reels. Além disto, também vai receber 100 ‘estrelas’, que podem ser utilizadas para dar gorjetas a outros criadores de conteúdo.
Faz sentido? É uma mudança de paradigma? Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Sem dúvida que é uma forma de monetizar a plataforma, deixando a escolha para o utilizador! Mas… parece tão errado…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!