Quer saber o nome de um filme? Descreva uma cena

De certeza que já vos aconteceu quererem falar de um filme a alguém e não se lembrarem do nome. Eventualmente acabamos por referir partes do filme, sem nunca acabarmos por dizer realmente como se chama.

Ora para nos ajudar nesses momentos uma empresa filandesa desenvolveu um site que nos permite encontrar o nome de um filme ao descrevermos partes do mesmo.

Imaginem que querem encontrar um filme onde um ator se casa e morre quase logo a seguir. Assim só têm de escrever exatamente isso nesta plataforma e vão surgir os filmes onde isso acontece.

O site chamado “Whatismymovie.com” foi criado para revelar o funcionamento de um sistema de pesquisa muito avançado desenvolvido pela startup finlandesa Valossa, uma empresa fundada por um grupo de engenheiros e investigadores da Universidade de Oulu, na Finlândia.

quer saber o nome de um filme? descreva uma cena
Para experimentar este site fiz o exercício ao contrário. Lembrei-me de um filme já bastante antigo, os Goonies, e procurei por um dos principais temas do filme: um grupo de rapazes numas cavernas. Não é que o Goonies apareceu na lista?

“Quisemos desenvolver uma nova forma de pesquisar conteúdos vídeo”, afirma a equipa no seu site. Esta mesa equipa acrescenta que tem “um extenso histórico de pesquisa em reconhecimento automático de conteúdo e análise de dados de vídeo. As demonstrações neste site foram desenvolvidas para fins de pesquisa e Prova de Conceito para o setor. A tecnologia Deep Content também foi testada com as emissoras de conteúdo de TV. ”

A tecnologia “deep content” do grupo analisa o conteúdo vídeo de formas que os mecanismos de pesquisa tradicionais não conseguem e utiliza esses dados para fornecer correspondências impressionantes mesmo quando os termos de pesquisa são muito vagos.

Vale sem dúvida a pena visitarem.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também