Pois bem, como deve saber, a NVIDIA prometeu começar a limitar a performance de mining das atuais RTX 30, a começar no imediato com a RTX 3060. Ao mesmo tempo, para não perder os muitos milhões de dólares do mundo do mining, a empresa também apresentou uma nova gama de produtos, denominada de CMP.
O que são processadores CMP?
Muito resumidamente, são GPUs, tal e qual como os que dão vida às placas gráficas RTX 20 e RTX 30. Mas que ao contrário das placas GeForce, chegam ao mercado sem output de imagem, consomem menos energia, e contam com um cooler mais simples (e mais barato).
Dito isto, ontem chegou à Internet uma notícia, a mencionar que estes processadores seriam todos baseados na arquitetura Turing. Ou seja, a mesma arquitetura que deu vida às placas RTX 20 e RTX 20 Super. Mas isto não é bem verdade… Afinal, parece que o processador CMP mais caro, vai ser baseado num GPU Ampere, a arquitetura que dá vida às atuais RTX 30.
Quer saber mais acerca das placas de mining da NVIDIA?
Portanto, os novos processadores NVIDIA CMP foram anunciados há qualquer coisa como 2 semanas. Tudo de forma a tentar salvar o pouco stock de placas gráficas RTX 3060 que foi enviado para as lojas. (Spoiler alert… Não resultou!)
Estamos a falar de 4 placas gráficas focadas no mining, em que três ficam abaixo dos 50 MH/s, mas uma quase chega aos 90 MH/s. Como já deve ter adivinhado, a placa mais poderosa é a placa baseada na arquitetura Ampere.
GA102-100
TU102-100
TU106-100
TU116-100— kopite7kimi (@kopite7kimi) February 27, 2021
Muito resumidamente, o GPU que vai dar vida a esta placa gráfica de mining (90HX)… É basicamente o mesmo que podemos encontrar na RTX 3080. Curiosamente, até a quantidade de memória é a mesma (10GB).
Ou seja, a promessa da NVIDIA de não retirar GPUs à gama GeForce já começa a cheirar mal… Isto a não ser que estejamos a falar de um aproveitamento de GPUs que não tenham passado os testes para dar vida a placa gaming. (Isto ainda não foi clarificado, e apenas iremos descobrir quando as primeiras unidades chegarem ao mercado)
Em suma, as placas NVIDIA CMP 30HX (GTX 1660), 40HX (RTX 2060) e 50HX (RTX 2080 Ti) são todas baseados na arquitetura Turing de 12nm.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!