A Samsung anunciou muito recentemente, a começar pelo mercado Norte-Americano, que os consumidores vão começar a ter a possibilidade de reparar os seus próprios aparelhos eletrónicos, mais concretamente, smartphones e tablets. Tudo vai acontecer numa parceria com a empresa iFixit, com o foco a ser a gama Galaxy S20, S21, e ainda a gama de tablets Tab S7+.
Como é que isto vai funcionar? É muito simples na verdade, em vez de ir a um centro de assistência, e pagar pelas peças, e claro, o tempo de mão de obra. Pode ter acesso às peças, e reparar em casa, seguindo um guia de reparação.
Quer reparar o seu próprio smartphone ou tablet?
Portanto, como deve imaginar, os aparelhos eletrónicos são mais amigos da carteira, e também do meio ambiente, se forem substituídos menos vezes. Ou seja, se for possível esticar o seu ciclo de vida, ao máximo. Isto implica reparações, seja a troca de um ecrã rachado, uma câmera avariada, ou claro, uma bateria incapaz de lidar com os rigores do dia a dia.
Por isso, depois de várias batalhas, fruto da intransigência das varias autoridades do mercado… Os aparelhos vão ter de se transformar um pouco num futuro próximo!
Ou seja, vão ter de ser mais fáceis de reparar, isto ao mesmo tempo que as fabricantes também têm de garantir um acesso facilitado a toda a lista de componentes que lhes dá vida.
Muito resumidamente, da mesma maneira que pode reparar o seu carro, ou mota, em casa, tendo acesso a peças da fabricante, ou de outras empresas capazes de oferecer peças da mesma qualidade. O mesmo vai eventualmente acontecer com os smartphones e tablets. Estamos neste exato momento a assistir aos primeiros passos desse fenómeno.
Sim, os primeiros passos, porque a Samsung decidiu vender os componentes diretamente ao consumidor, apesar de ter fechado uma parceria com a Samsung. Além disso, é ainda um lote muito limitado de peças (ecrãs, vidros traseiros, baterias e portas de carregamento).
Mas o que realmente interessa aqui, é estarmos a ver o início de algo positivo para o consumidor! Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!