Caso não saiba, uma equipa de cientistas descobriu recentemente que os Chimpanzés têm a sua própria linguagem, que por sua vez possibilita uma espécie de comunicação similar à nossa, com o uso de uma estrutura parecida a frases. Sendo exatamente aqui que surgiu a ideia de aproveitar esta descoberta, para utilizar o cada vez mais popular IA, e assim descobrir na realidade o que os animais estão a dizer em dado momento.
Em suma, a Inteligência Artificial pode ser a resposta, com modelos de linguagem, e muita aprendizagem máquina, para descobrir aquilo que vários animais, incluindo os nossos de estimação, estão a dizer, ou estão a sentir.
Quer falar com o seu cão ou gato? IA vai ajudar!
Portanto, é muito provável que agora esteja a pensar em filmes tipo Dr. Dolittle, onde as pessoas conseguem realmente perceber a linguagem dos animais. Mas, de acordo com o Earth Species Project, LLMs (Large Language Models) podem mesmo abrir a porta a algum tipo de comunicação com animais. A ideia é mesmo descodificar diferentes formas de comunicação. Algo que poderá revolucionar a forma como interagimos com a natureza à nossa volta.
Como é óbvio, falar a mesma linguagem, e falar com um animal, não é a mesma coisa que o perceber. Ou ele percebê-lo a si.
Até porque, na grande maioria das vezes, no caso dos nossos animais de estimação, eles nem têm grande oportunidade de passar muito tempo com a sua espécie, para aprender a “linguagem”. Acabam quase sempre por abandonar ninhadas com pouco meses de vida. Mas, perceber se um animal tem fome, sede, ou pura e simplesmente está com medo ou nervoso, através de um qualquer maneirismo… Pode ser possível graças à magia do IA, isto num futuro muito próximo.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca deste assunto na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!