Quer 512GB ou 1TB de RAM? Com a memória DDR5 é possível

Hoje em dia, quando alguém quer montar um PC, ou atualizar a sua atual máquina, tem sempre uma grande questão em mente, além do processador e placa gráfica. Consegue adivinhar qual? É muito simples na verdade, é a quantidade de memória RAM necessária, que normalmente anda sempre pelos 16GB ou 32GB.

No entanto, dentro de algum tempo, é muito provável que comecemos a olhar para estas alturas com um sorriso nos lábios, a pensar… “16 ou 32GB? Tenho agora 512GB e não chega!”

Pois é! A memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado, e pelos vistos, vai ser capaz de mudar todo o panorama daquilo que é uma capacidade de memória ‘decente’.



Imagina ter 512GB ou 1TB de RAM? Com a memória DDR5 é possível

Portanto, a gigante Corsair já veio a público afirmar que o novo standard de memória RAM tem a capacidade de mudar TUDO! Afinal de contas, segundo a gigante dos componentes, que se foca bastante na memória RAM, quando os módulos DDR5 forem ‘normais’ no mercado, é muito provável que existam motherboards ‘mainstream’ capazes de levar com 512GB ou até mesmo 1TB de memória RAM.

Ou seja, quantidades de memória suficiente para conquistar as exigência do Google Chrome!

Como é óbvio, apesar de serem afirmações muito curiosas, ainda estamos a muitos anos de distância desta realidade. Especialmente devido à crise de produção atual, que já parece ter adiado o suporte da AMD para 2022, e que claro, vai fazer com que os primeiros kits disponíveis no mercado sejam demasiado caros para o consumidor comum.

Aliás, a Intel, que vai ser a primeira a suportar o novo standard, já confirmou que o seu próximo lançamento vai ter suporte a memória DDR4 e DDR5. Porque claro está, vai ser praticamente impossível comprar RAM de nova geração no fim deste ano, ou início do próximo.

Entretanto, em termos de melhorias, a Corsair afirma que o ponto mais positivo é mesmo a melhoria na largura de banda, mais precisamente, o número de bits que podem ser lidos em cada ciclo, que foi basicamente duplicado.

Além de tudo isto, é muito provável que um dos grandes focos das fabricantes seja o aumento da frequência. Aliás, já temos algumas marcas a prometer kits DDR5-10000MHz, o que seria apenas e só bombástico. Para ter noção do impacto, um kit DDR5-6400 será capaz de oferecer 51GB/s de informação, isto enquanto um kit DDR4-3200 fica pelos 26GB/s.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também