Sempre tive uma impressora em casa, mas, nos tempos que correm, já começo a questionar se faz mesmo sentido ter um dispositivo destes, em vez de ir a uma qualquer papelaria, ou biblioteca municipal, para imprimir um qualquer documento que tem mesmo de estar presente em papel.
Afinal de contas, na grande maioria das vezes, a impressora que tenho em casa só é utilizada quando o meu pai me pede para imprimir coisas, que muito honestamente, nem sequer fazem sentido estar em papel. Hoje em dia é (quase) tudo digital!
O que levanta uma questão… Quem é que precisa realmente de uma impressora?
Quem é que ainda usa impressoras?
Portanto, como é óbvio, o nível de necessidade vai sempre depender do seu tipo de utilização.
Assim, apesar do facto de já não ser comum precisar de papel a sério, porque a grande maioria dos documentos que passam pelas nossas mãos, aparecem em formato digital. A realidade é que ainda existe espaço para uma impressora pequenina e eficiente na nossa casa, e o mercado já está pronto a responder a este tipo de necessidade.
Imagine que tem de viajar, e precisa de uma cópia física de um qualquer documento? Recebeu um e-mail que tem mesmo de imprimir, entre outras coisas. Nem sempre é prático ir a uma loja, ou à biblioteca, para imprimir 2 ou 3 folhas de papel.
Mas, isto também significa que pode escolher a impressora que mais faz sentido para o seu caso de uso.
1. Vende muita coisa em plataformas marketplace, ou em plataformas de usados como é o caso do Wallapop ou OLX.
Se tem de enviar muita coisa pelo correio, ou distribuidoras, tem de ter uma forma de imprimir, rapidamente, as eventuais etiquetas de envio com a morada e código de barras.
Mas, para isto, pode comprar uma impressora focadas em pequenos negócios, como são os casos das Label Printer, que vai ser pequena, vai ser rápida, e vai ser também eficiente.
2. Passa a vida a viajar!
Hoje em dia, é possível ter documentos digitais, e claro, bilhetes eletrónicos. Ainda assim, há quem prefira ter o bilhete físico, especialmente quando vai para uma zona mais “estranha” do globo, onde a Internet pode não ser uma coisa assim tão normal quanto isso.
Mas… Isto só faz sentido se viajar mesmo muito. Ter uma impressora para imprimir 1 ou 2 bilhetes por ano, não faça isso.
3. Fotografia!
Se porventura gosta muito de tirar fotografias, ou faz disso profissão, é óbvio que tem de ter uma forma de tornar aqueles momentos de pura magia em algo mais tangível. Dito isto, existem impressoras focadas para este tipo de utilização, a vários preços.
Tem o exemplo da Epson Expression Premium XP-7100 (mais barata), ou então da Epson SureColor P900 (que é muito mais cara).
Não quero impressora, mas quero imprimir. Onde?
Hoje em dia, viva numa terriola, vila, ou em uma cidade, vai ter quase sempre a possibilidade de imprimir algo, se existir mesmo essa necessidade. Qualquer biblioteca vai permitir a impressão de documentos. A grande maioria das papelarias também oferece este tipo de serviço.
Além disso, existem lojas focadas neste tipo de serviço, que também imprimim folhas a meros cêntimos. (Por exemplo – Link)
Consegue imaginar gastar 100€ em uma impressora, quando a impressão de uma única folha custa 1 cêntimo? Então, talvez não faça sentido para si ter uma impressora em casa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!