Esta pequena queda no preço fez com que as expectativas de lucro e de investimento no mercado de memória simplesmente parasse !
A Reuters reportou que uma súbita(no entanto estupidamente pequena) descida de 5% nos preços dos chips de memória no último quarto de 2017 resultou num pensamento extremamente negativo por parte dos investidores.
- 5% não parece muito, e não é se formos ver o histórico de preços da memória RAM DDR4 no último ano.
Os kits de memória ainda não reflectem esta descida, é normal demorar algum tempo até estas flutuações de preço se refletirem no bolso do consumidor final, mas para um investidor é como um clarão de luz que assinala o princípio do fim… que irá acabar com todos os lucros imaginados até ali!
Esta queda no preço incitou os analistas da industria a rever os lucros para 2018, levando à conclusão que o crescimento deste mercado irá cair para metade, ou seja 30%.
Sim… você leu bem… os investidores estão com medo porque o crescimento vai ser de “apenas” 30% em vez de 60%.
Estas noticias levaram a uma reação completamente exagerada pelos investidores e pela bolsa, com as acções da Samsung a perder 7,5% e as da SK Hynix 6.2%!
Qualquer smartphone de média gama hoje em dia tem à volta de 3/4GB de RAM.
Os analistas dizem que é muito pouco provável a existência de um crash, e que 2018 vai continuar a ser um excelente ano para os fabricantes de memória, tudo devido à incessante necessidade do mercado de ter mais e mais memória.
A tendência é para a procura aumentar ainda mais, visto que a média de DRAM em smartphones nos últimos meses de 2017 aumentou 38%!
A empresa Macquarie estima que a divisão de memória da Samsung aumentou a sua margem de lucro de 26,5% para 47%, com o objetivo de aumentar ainda mais para 55,5%.
Devido a tudo isto, os fabricantes de DRAM tentam aumentar a produção a todo o custo, com os anos de 2017 e 2018 combinados a terem um investimento de $38 mil milhões em comparação com os $10 mil milhões de 2016.
Este tipo de procura irá manter a indústria de boa saúde em 2018.
Com os investimentos em nova tecnologia a ajudar a cortar nos custos e a aumentar as margens de lucro, é difícil de perceber de ontem vem todo este medo…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!