Quando é que se deve preocupar com a queda num buraco? 

Quando estamos a conduzir e nos deparamos com um buraco, muitas vezes não o vemos e passamos por cima dele. Afinal, é apenas um buraco. De certeza que um pequeno buraco não pode causar danos duradouros ao seu robusto automóvel, pois não? Normalmente, a resposta chega depois. Assim quando é que se deve preocupar com a queda num buraco?

Quando é que se deve preocupar com a queda num buraco? 

Mesmo que não tenha um resultado tão evidente ao bater em cheio num buraco, há uma possibilidade muito real de que o seu carro tenha sofrido algum tipo de dano ao fazê-lo. Os veículos comerciais não foram concebidos para lidar com este tipo de movimento vertical repentino, pelo que as peças da parte inferior do veículo podem ter sido diretamente afetadas. Deve estar atento a certos sinais e marcar uma consulta imediata com o seu mecânico se os detetar.

Danos visíveis nas rodas e nos pneus

A primeira coisa a que deve estar atento depois de bater num buraco é aos sinais óbvios de danos nas rodas e nos pneus. Os pneus furados são os principais suspeitos, uma vez que o impacto do buraco pode ter feito um buraco num deles, especialmente se o terreno for irregular ou escarpado. No entanto, esta não é a única coisa que pode correr mal.

Caiu num buraco

Dependendo da gravidade do impacto, bem como de qualquer desgaste existente nas suas rodas, pode encontrar sinais de desgaste do piso ou bolhas nos pneus ou no seu revestimento interior. Pior ainda, as próprias rodas podem ter sido deformadas ou dobradas. Se receber um aviso de pressão baixa dos pneus no seu painel de instrumentos e o pneu em si não parecer obviamente furado ou deformado, isso pode significar que as rodas sofreram um impacto, o que é ainda pior.

Direção 

Quando faz a revisão do seu automóvel, um dos pontos de controlo mais importantes é o realinhamento da suspensão. As quatro rodas do seu automóvel têm de estar perfeitamente alinhadas para que, quando roda o volante, todas elas girem na mesma direção ao mesmo tempo. No entanto, se bater num buraco, uma das rodas pode ser forçada a ficar desalinhada em relação às outras.

O controlo do automóvel tornar-se-á mais difícil se a suspensão tiver ficado desalinhada. O volante pode ficar instável ou tremido à medida que um dos pneus roda numa direção diferente dos outros, ou pode sentir um efeito de “puxão” em que o carro começa a inclinar-se para o lado mesmo quando o volante está centrado. Uma direção desalinhada é perigosa numa estrada ativa, pelo que deve ser imediatamente realinhada.

Atenção ao escape

A parte mais baixa do seu carro em relação ao solo podem ser os pneus. Mas a segunda parte mais baixa é o escape. Isto significa que é o próximo a ser atingido se sofrer um forte abanão devido a um buraco. Se o buraco for suficientemente fundo ou se o seu carro saltar suficientemente alto, a ponta do tubo de escape pode bater no chão. Tendo em conta que esse tubo se destina a evitar que os gases de escape tóxicos se acumulem no seu automóvel, isso não é definitivamente uma coisa boa.

Enquanto conduz, mantenha os olhos e ouvidos atentos a sinais de danos no escape. Incluindo um som caraterístico de borbulhar vindo da traseira do seu automóvel e a fuga de fluido para a estrada. Se vir ou ouvir estes sintomas, isso pode significar que o tubo de escape, bem como os seus componentes associados, foram diretamente afectados.

Suspensão

O sistema de suspensão da maioria dos veículos comerciais foi concebido para absorver e dispersar impactos ligeiros, como uma colisão ocasional ou um terreno irregular. É isto que mantém a condução mais ou menos uniforme em todas as ocasiões. No entanto, se receber um impacto demasiado forte na parte inferior, o seu sistema de absorção de choques pode sofrer danos, diminuindo os seus efeitos ou desactivando-o completamente.

barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

Se os amortecedores e as molas estiverem danificados, pode sentir uma condução muito mais áspera e mais forte, mesmo em terreno relativamente plano. Não só isto é geralmente desconfortável, como um sistema de amortecedores que não funciona aumenta a probabilidade de um solavanco súbito. Mesmo que pequeno, poder fazer com que o seu carro caia, raspando o chassis ao longo da estrada.

Assim esteja mesmo atento a estes sinais em caso de queda num buraco.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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