Os esquemas através de chamadas telefónicas e mensagens não param de aumentar e é por isso que uma das perguntas mais feitas na Internet é que número de telefone é este. De facto, as pessoas andam preocupadas e com razão. É que é muito fácil cair em determinadas abordagens e em alguns casos basta um simples sim, para a sua vida ficar cheia de problemas. E tudo começa com a questão. Que numero é este?
Que número de telefone é este? Descubra agora mesmo!
Existem vários serviços online que permitem descobrir a quem pertence um determinado número. Aquele que mais gosto é sem dúvida o Sync.me. É uma plataforma que pode ser instalada em qualquer smartphone e que ajuda a identificar os números que lhe estão a ligar. Mas também pode fazer a pesquisa no site sync.me. Para isso tem de introduzir o número e carregar na lupa verde para iniciar a pesquisa.
No entanto depois para saber a quem pertence o número terá de fazer login com uma conta do Outlook ou o da Google. Ainda assim tenha uma coisa em atenção. Se tiver contatos nessas contas eles serão sincronizados com a plataforma Sync.me. É uma espécie de uma troca. Dá os contatos e fica a saber a quem pertence o número que lhe está a ligar.
A partir desse momento já não terá dificuldades em saber a quem pertence qualquer número, seja ele particular ou de uma empresa.
Não quer dar dados para saber que número de telefone é este? Existem outros serviços disponíveis
Várias pessoas não querem estar a fornecer quaisquer tipo de dados e para isso podem recorrer a plataformas alternativas. No entanto têm uma diferença. Não vão revelar dados sobre o nome de particulares mas sim sobre aqueles números utilizados em esquemas maliciosos ou de telemarketing.
Assim existem, pelo menos, três bons sites onde consegue encontrar essas informações.
Para além destas páginas uma simples pesquisa na Google colocando o número entre “”, por exemplo, “911111111” pode ajudar.
E quando se trata de um número privado?
Quando aparece uma chamada de um número privado, nunca se sabe se a pessoa do outro lado é um operador de telemarketing ou se é uma chamada automática, um colega de trabalho ou um amigo ou familiar que está a ligar de um local invulgar.
Embora não possamos dar-lhe conselhos sobre o que fazer com estas chamadas desconhecidas – terá de ser o utilizador a decidir isso – podemos ajudá-lo a compreender bem esta questão.
O que significa número desconhecido?
Na prática revela que que o smartphone não faz ideia de quem está a ligar. Claro que esta falta de conhecimento estende-se, provavelmente, para além do seu telefone, ao seu fornecedor de telecomunicações, quer se trate de uma operadora móvel ou de uma empresa tradicional de rede fixa. Resumindo, o seu telefone não recebe informações sobre o autor da chamada porque estas não estão disponíveis.
Infelizmente, podem existir várias razões para este facto. Pode tratar-se simplesmente de um erro de rede ou de uma falha algures no caminho. Por vezes, as informações de identificação do autor da chamada perdem-se em trânsito, tal como uma etiqueta de remetente pode cair de um envelope no correio.
Mais frequentemente, trata-se de um problema de compatibilidade entre diferentes redes de telecomunicações. Por exemplo, alguém que lhe ligue a partir de uma aplicação VoIP pode não fornecer as informações correctas de ID do autor da chamada. Outras vezes o número é escondido de propósito.
Consegue descobrir quem é o autor de uma chamada desconhecida?
Na maior parte das vezes, não será possível identificar facilmente uma pessoa que ligou desconhecida. Esta mensagem significa normalmente que a informação do identificador de chamadas não está lá e não é possível encontrar o que não está lá.
No entanto, o facto de o telefone não ter as informações de ID do autor da chamada não significa que o seu operador não saiba de onde veio a chamada. Para além das informações de identificação de chamadas concebidas para serem apresentadas no visor do telefone, as redes de telecomunicações também transmitem os números de origem através de uma técnica conhecida como identificação automática de números (ANI).
O ANI é utilizado internamente entre redes para fins de rastreio e faturação; normalmente, não está disponível para os utilizadores finais.
Também pode ser diferente do identificador de chamadas. Por exemplo, numa empresa com várias linhas, o ANI será a linha real de onde veio a chamada. Já o identificador de chamadas pode ser um número genérico de serviço ao cliente ou um número direto para a secretária de um funcionário.
Embora seja pouco provável que a sua operadora lhe forneça estes detalhes se simplesmente os pedir, pode envolver as autoridades policiais se estiver a ser seriamente assediado por alguém de um número desconhecido, uma vez que estas podem solicitar qualquer informação que a sua operadora tenha disponível através dos canais de investigação e legais disponíveis.
Dependendo do seu fornecedor de serviços de telecomunicações, pode também ser possível ligar de volta a uma pessoa desconhecida utilizando uma funcionalidade normalmente conhecida como retorno da última chamada.
Na maioria dos casos, isto funciona mesmo quando o identificador de chamadas foi deliberadamente bloqueado; não lhe dirá o número, mas ligará de volta. É mais um tiro no escuro quando se trata de chamadas desconhecidas, mas vale a pena tentar. Tenha em atenção que não descobrirá muito a não ser que alguém atenda a chamada de retorno.
Número privado: as apps para isto simplesmente não funcionam
Dezenas de aplicações na Play Store e na App Store afirmam que podem ajudá-lo a descobrir quem são os autores de chamadas desconhecidas. Não perca o seu tempo com estas aplicações neste cenário. Nenhuma pode ajudá-lo a encontrar o número de telefone de um “Número desconhecido“. Essa informação simplesmente não está disponível e não há uma maneira mágica de obtê-la – pelo menos não sem invadir ilegalmente a rede da sua operadora.
Em vez disso, a maioria das aplicações mais conceituadas que afirmam identificar números desconhecidos referem-se a nomes correspondentes a chamadas de números não reconhecidos que aparecem no seu identificador de chamadas. Algumas dessas aplicações funcionam bastante bem, utilizando bases de dados online e pesquisas de números inversos;. No entanto, muitas vezes pode obter algumas pistas por si próprio, pesquisando esses números no Google.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!