Com a adoção dos SSDs no mundo das consolas, temos vários novos fãs deste tipo de armazenamento super rápido! Muito boa gente que está entusiasmada, mas que na verdade não faz a mínima ideia do que significa a implementação destas drives numa consola, ou até num PC.
Vamos tentar perceber de forma muito simplificada?
Que diferença faz um SSD num computador (ou consola)?
Portanto, antes de mais nada, os SSDs são um tipo de armazenamento que dispensa peças mecânicas como as que podemos encontrar nos tradicionais discos rígidos HDD. Por isso, são extremamente mais silenciosos.
Além disto, ao utilizar memória NAND Flash, são também pelo menos 10x mais rápido que a mais tradicional drive HDD! Uma marca que em boa verdade já foi ultrapassada há bastante tempo… Afinal de contas, este termo de comparação tem como base os SSDs SATA capazes de velocidades de leitura e escrita à volta dos 550MB/s.
E bem… Hoje em dia já temos SSDs capazes de oferecer uns bem jeitosos 7GB/s.
Dito tudo isto, um bom exemplo para ter noção do que estamos a dizer é pegar num portátil ‘velhote’ com uma drive de 5400RPM. (O formato mais normal no mundo mobile até há alguns atrás). Que por sua vez é capaz de oferecer qualquer coisa como velocidades à volta dos 100 MB/s. Em suma, ao instalar um simples SSD SATA III irá imediatamente sentir uma máquina mais responsiva, e bem, super rápida a ligar e fazer load do Windows! (Isto já para não falar no load das suas aplicações mais utilizadas no dia-a-dia)
Claro que no mundo das consolas não vai notar este tipo de boost na performance. Visto que estas são baseadas em sistemas operativos especializados e por isso menos exigentes. Ainda assim, vamos ver um decréscimo sério no tempo de loading em quase todos os jogos!
Aliás, a razão pela qual os estúdios estão tão entusiasmados passa pelo facto de esta tecnologia trazer a possibilidade de fazer respawn de forma instantânea, ou de entrar em novos mundos em meros segundos. Ou seja, a forma como vamos jogar vai mudar!
Em suma, os SSDs trazem velocidade, eficiência, e silêncio! No entanto, também trazem algumas desvantagens, visto que ao contrário dos tradicionais HDD, podem ‘morrer’ sem avisar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!