Que cuidados ter com o seu smartphone para este durar?

Que cuidados ter com o seu smartphone? – Longe vão os tempos que trocar de telemóvel todos os anos, ou de dois em dois anos, era uma realidade para muitos de nós. A tecnologia está mais cara, e na verdade, a cada ano que passa, começa a fazer cada vez menos sentido trocar só porque sim. Afinal, as melhorias entre gerações são ínfimas, e numa altura pós pandémica, com a inflação crescente, faz todo o sentido tomar muito bem conta do nosso smartphone, para que este dure o máximo de tempo possível.

Quer umas dicas para que este dure uma eternidade?

Que cuidados ter com o seu smartphone… Para este durar?

s22, leak, ultra

Portanto, existem vários cuidados, simples, que pode ter para manter o seu smartphone funcional, e pronto para arcar com os próximos tempos, até que decida trocar por um modelo mais recente, e mais poderoso. Vamos por partes?

1. Cuidado com a porta de carregamento do smartphone

Uma das queixas mais comuns dos consumidores, passa por problemas de carregamento no seu smartphone. Um telemóvel que não carrega, é um telemóvel que dá pouca confiança no dia-a-dia. No entanto, muitas vezes, isto é um resultado do desleixo na utilização do aparelho.

É preciso ter cuidado com a entrada de detritos na porta de carregamento. Mantenha-a limpa.

2. Tente manter a bateria do smartphone entre os 40% e os 80%

Se tem um amigo que diz ser uma excelente ideia carregar o seu smartphone até aos 100%, e que deve utilizar o aparelho até este se desligar. Pegue nesse mesmo amigo, e feche-o no quarto do Harry Potter.

Se tiver cuidado com a percentagem de bateria, o seu smartphone irá durar muito mais tempo. Atenção, claro que pode carregar completamente quando realmente precisa, mas, se sabe que não vai precisar de todo o ‘sumo’ da bateria, pode ter este cuidado, e assim aumentar o ciclo de vida do aparelho!

3. Mantenha o aparelho atualizado, e cuidado com as apps.

Esta dica é óbvia, mas nos dias que correm, todo o cuidado é pouco. Os ataques aos sistemas operativos mais populares do mercado são uma constante. Ao fim ao cabo, temos toda a nossa informação pessoal, nomeadamente a bancária, nos nossos aparelhos do dia-a-dia. Proteja-se.

Neste campo, também é boa ideia ter cuidado com o que instala. Especialmente se tiver um aparelho Android. Até na Play Store, vai encontrar apps com malware.

6. Desligue o Bluetooth se não o estiver a utilizar

O Bluetooth é uma ferramenta extremamente útil e essencial nos dias que correm. Mas… Também existem muitos ataques através das falhas deste padrão de comunicação. Pessoalmente, deixo sempre ligado, porque uso smartwatch e earbuds. Mas se tiver essa possibilidade, desligue.

7. Não carregue o smartphone em postos públicos de carregamento!

Pensa que um carregador é sempre seguro. Não é! Hubs em centros comerciais, ou aeroportos, podem ser também pontos de ataque. Quando carrega, também existe transferência de dados. Não se esqueça disto. Invista numa powerbank de qualidade.

8. Não use o seu smartphone como uma fitness band

Acha normal ver mal a correr com o smartphone colado ao braço? Epá… Não.

Primeiramente, ter o smartphone fechado numa bolsa de plástico, a levar com sol em cima, pode levar ao sobreaquecimento dos componentes. Em segundo lugar, o nosso suor pode entrar no aparelho, e causar problemas sérios, tal e qual a água salgada da praia.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também