Com a chegada de um novo ano, esperamos sempre que tudo corra melhor, até a saúde do nosso PC. No entanto, o maior problema do nosso computador não está muitas vezes no software nem no hardware, mas sim na forma como o utilizamos. Dito isto, vamos dizer-lhe quais os quatro erros que fazemos e que afetam o nosso PC.
Quatro erros que fazemos e afetam o nosso PC!
Executar demasiados programas de uma vez
Com o tempo, provavelmente instalou dezenas de programas no computador. Talvez use uma variedade de ferramentas para diferentes funções, ou tenha um monte de aplicações instaladas de anos atrás que já esqueceu. A verdade é que executar muitas aplicações a toda a hora pode levar ao abrandamento do computador.
O maior problema vem dos programas que se definem para executar automaticamente em segundo plano. Isto significa que eles estão a comer RAM, mesmo que nunca os utilize. Para resolver isto esteja atento à instalação de novas aplicações. Se tiver um visto para execução sempre que liga o computador, retire-o. Na maioria dos casos não haverá qualquer problema.
Não desativar o desnecessário
Muitas apps estão configuradas para arrancar quando liga o PC. O problema é que muitas delas podem deixar o PC mais lento. Assim é sempre boa ideia verificar se não há nada que possa estar a comprometer a velocidade.
Descobrir é simples. Em primeiro lugar recorra à combinação de teclas Crtl+Shift+Esc.
Nessa altura vai abrir o Gestor de Tarefas. Depois vá ao separador Arranque. Aà verá uma série de aplicações.
Se vir que há alguma app que não faz falta quando verificar esse separador pode desativar com facilidade. Basta dar um clique por cima da app e depois carregar em desativar. No meu caso, por exemplo, e como não preciso a toda a hora deles, desativei o Spotify, a Cortana e o Skype.
Entretanto a coluna impacto de arranque apareceu-me sem medição em todo o lado. No entanto se aparecesse médio ou algo superior seria isso que devÃamos desativar.
Não reiniciar com regularidade
É um conselho clássico reiniciar o seu PC quando tiver um problema. Mas reiniciar regularmente é importante, mesmo que não estejas a resolver problemas.
Pode sentir-se tentado a nunca desligar o computador, para que possa retomar rapidamente de onde parou na última vez. Mas esta é uma má ideia e pode resultar num funcionamento lento do computador.
O principal benefÃcio de reiniciar do ponto de vista de desempenho é que fazê-lo limpa a memória RAM. Como a RAM é volátil, fica limpa a cada reboot.
Dar cliques onde não deve
Da próxima vez que encontrar o seu PC a funcionar lentamente, deve considerar o cuidado que tem ao dar cliques online. Infelizmente, muitos sites são um campo minado de conteúdo prejudicial. Botões de descarregamento falsos, anúncios gigantes que levam a sites obscuros e todo o tipo de coisas falsas que podem introduzir problemas no seu computador.
Entretanto nem sempre os downloads legÃtimos são seguros. Embora não seja um problema tão grande como outrora era, muitos programas gratuitos tentam impor software de terceiros com caixas de verificação pré-selecionadas. Se der um clique em seguinte sem pensar, pode acabar com lixo extra no seu sistema que só serve para atrasar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!