Isto parece coisa de filme, mas segundo o astrônomo Gianluca Masi, o asteroide 2023 BU passou a qualquer como 37 mil quilómetros, ao lado, do nosso velho planeta azul. Até existem imagens deste acontecimento, da passada quinta-feira.
Quase levámos com um asteroide em cima! Sabia?
Portanto, as imagens, em vídeo, chegam até nós a partir do “The Virtual Telescope”, um projeto do próprio Gianluca Masi, que basicamente permite a visualização dos cosmos, através da Internet, com a ajuda de alguns telescópios robotizados.
Pois bem, o astrônomo apontou os telescópios para coordenadas específicas, duas horas antes da passagem do 2023 BU, para possibilitar um pequeno espetáculo visual aos internautas. Um vídeo que pode ver agora, na Internet. (Em baixo)
- Nota: Infelizmente, segundo o astrônomo, as condições de visualização não foram as melhores na passada quinta-feira, sendo exatamente por isso que o feed foi interrompido, e adiado, várias vezes. Porém, durante alguns minutos, apesar de não serem perfeitas, as condições de visualização melhoraram, o que claro está, resultou na captura em baixo.
WOW, we did it! Here it is asteroid #2023BU around the time of its flyby, perfectly captured by our robotic facility. Our live feed was a tremendous success, thanks to all! @masi_gianluca #virtualtelescope
👉🔭more: https://t.co/7ioifRqeEP pic.twitter.com/kGw8LKhmy0— Virtual Telescope (@VirtualTelescop) January 27, 2023
Curiosamente, no grande esquema das coisas, este nem foi o asteroide que mais se aproximou da nossa orbita. É o quarto asteroide que mais perto passou, e na realidade, até esteve mais perto do planeta, que alguns satélites.
Qual é o tamanho do asteroide 2023 BU?
Segundo a NASA, o 2023 BU tem um diâmetro de 3~8 metros, sendo muito parecido, em formato, ao reboque de um camião de carga. Por isso, mesmo que o asteroide estivesse em rota de colisão, é muito provável que fosse desfeito pela nossa atmosfera.
Para criar algum medo, ou seja, para criar danos no nosso planeta, um asteroide teria de ter, pelo menos, um diâmetro de 2 quilómetros. Se ainda estiver curioso, para “terminar a raça humana” como nos filmes de Hollywood, o asteroide teria de ser ainda maior que isso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!