Provavelmente já conhece muito bem o termo YouTuber, Blogger ou o pior… Influenciador! Afinal de contas, é cada vez mais fácil ver campanhas de marketing com estas personagens. Sejam presenças em eventos, ou apenas vÃdeo sobre algo… Eles andam aÃ!
Aliás, no mundo do Hardware de PCs e smartphones, temos uma figura pública extremamente popular, estamos claro a falar de Linus do canal Linus Tech Tips, que para muitos ‘nerds’ é um Deus da indústria. No entanto, será um Deus que faz muito ou pouco dinheiro? Afinal de contas, a Internet dá dinheiro a sério ou não?
Se for aos fóruns de Linus Tech Tips, vai com toda a certeza encontrar várias publicações a dizer “Linus é milionário.” ou “Quanto dinheiro é que Linus realmente faz?”. Dito tudo isto, é óbvio que é impossÃvel saber quanto dinheiro é que um YouTuber, Blogger ou influenciador faz… Mas dá para ter uma ideia!
Quanto dinheiro faz um YouTuber ou Influenciador em 2019?
Portanto, como é normal, os influenciadores das redes sociais não gostam de falar do dinheiro que fazem. Contudo, a IZEA acabou de lançar um estudo que mostra o aumento do valor de uma publicação nos últimos 13 anos, ora veja:
- Publicação no Facebook aumentou 49.4 vezes de 8$ para 395$
- VÃdeo no YouTube aumentou 16 vezes de 420$ para 6700$
- Publicação no Twitter aumentou 14.6 vezes de 29$ para 422$
- Foto no Instagram aumentou 12.3x de 134$ para 1643$
- Publicação num Blog aumentou 3.54x de 407$ para 1442$
Isto são valores que seguem o nÃvel de compromisso dos utilizadores com as plataformas. O que por sua vez, mete o Instagram no trono da redes sociais! É que aqui, os utilizadores não só ficam a ver os anúncios publicitários, como até interagem com eles.
O Instagram mudou o jogo com as Stories
Hoje em dia, os influenciadores são capazes de gerar ainda mais receita, devido ao facto de conseguirem misturar anúncios no meio das suas histórias. Desta forma, os seus seguidores estão a ver o dia a dia da pessoa… E pimbas, anúncio em cima.
Aliás, a popularidade do Instagram está a mudar a própria rede social. Afinal de contas, parece que os ‘likes’ vão desaparecer! Mas isto não é uma ideia inocente… O objetivo do Facebook é que as agências publicitárias comuniquem diretamente com a rede social, de forma a terem acesso aos dados… E claro, receberem uma comissão.
Está a ver vÃdeos de um YouTuber num evento de hardware? Se calhar, este não foi lá porque o assunto interessante, foi mesmo porque foi pago.
Com o mundo dos influencers a crescer cada vez mais, até a indústria de Hardware de PC precisa que estas personagens passem nos seus eventos. Aliás, o site de ‘leaks’ VideoCardz mencionou em 2018 que a folha de encargos da Computex para YouTubers famosos era algo bastante interessante de se ver.
Conclusão
Em boa verdade, porque as marcas iriam continuar a pagar anúncios estáticos nas redes sociais, quando quase metade dos utilizadores usam AdBlock? Com a evolução da sociedade, até a publicidade tem de se adaptar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
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