Nenhum sistema operativo está livre de problemas. De facto, quando menos esperamos, lá surge uma situação para nos dar uma grande dor de cabeça. Infelizmente o Windows 11 não é excepção. De facto, é uma questão de tempo até começar a ter diferentes tipos de problemas. Mas a grande questão que se coloca é: – quando é que é possível resolver e quando é necessário reinstalar o Windows 11? É exatamente a isso que vamos responder.
Normalmente, se tiver a mesma instalação há muito tempo, é provável que o dispositivo comece a desenvolver problemas devido à utilização diária, às aplicações instaladas, à utilização do armazenamento, às configurações e a muitas outras coisas. Embora possa ser capaz de resolver o problema, reinstalar o Windows 11 é normalmente a melhor opção para corrigir os problemas mais comuns. Estas são as razões para reinstalar.
Fraco desempenho do sistema operativo
Não se trata de uma questão de “se”, mas de “quando”, uma vez que, ao longo do tempo, o desempenho do sistema operativo irá degradar-se, o que pode acontecer por várias razões, incluindo devido a aplicações instaladas, configurações personalizadas, utilização de armazenamento, vírus e muito mais.
Se a desinstalação de aplicações, a eliminação de ficheiros inúteis, a anulação de configurações e a execução de uma verificação completa de vírus não resolverem o problema, poderá ser altura de reinstalar o sistema operativo.
Encravar do sistema operativo
Se o seu computador está frequentemente a deixar de responder ou a bloquear, pode tentar reinstalar ou desinstalar aplicações específicas e controladores de dispositivos. No entanto, se o problema persistir, pode ser necessária uma reinstalação.
Erros frequentes do sistema
Se as mensagens de erro aparecerem regularmente, isso pode indicar instabilidade do sistema. Pode consultar a ferramenta “Visualizador de eventos” e verificar os erros no registo “Sistema”, mas se notar erros diferentes em locais diferentes, a melhor ação será reinstalar.
Ficheiros de sistema corrompidos
Se tentou utilizar o System File Checker (SFC) ou o Deployment Image Servicing and Management (DISM) e estes encontraram ficheiros corrompidos que não podem ser reparados, reinstalar pode ser a melhor solução.
Instalação de novo hardware
Por vezes, uma instalação limpa pode garantir a compatibilidade e o desempenho ideais ao efetuar alterações de hardware significativas. Isto como a substituição da motherboard, do processador e da placa gráfica.
Também poderia incluir a substituição do disco rígido. Embora seja possível clonar ou restaurar um sistema a partir de uma cópia de segurança numa nova unidade, se estiver a substituir o disco rígido do sistema operativo, a melhor abordagem é efetuar uma instalação limpa do Windows 11 e, em seguida, restaurar os seus ficheiros a partir da cópia de segurança.
Uma alteração de hardware não requer estritamente uma instalação limpa, mas é frequentemente recomendada como uma prática recomendada para garantir um desempenho e compatibilidade ideais.
Problemas de arranque
Se o computador estiver com dificuldades durante o arranque e se tiver seguido os passos para desativar os programas e serviços de arranque, poderá ter de considerar a reinstalação do sistema operativo para melhorar os tempos de arranque.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!