Qualidade de vídeos do YouTube ficou melhor na versão web

Nos últimos anos, os vídeos do YouTube têm vindo a evoluir a passos largos em termos de qualidade de vídeo. De facto, o gigante dos motores de busca não tem parado. Inclusivamente já se tinha falado de uma opção de taxa de bits melhorada, disponível exclusivamente para os subscritores do YouTube Premium. Em abril, o YouTube anunciou oficialmente o lançamento da funcionalidade para iOS, prometendo que acabaria por chegar à Web. Em junho, o YouTube começou a testar a funcionalidade de forma mais alargada, incluindo-a em alguns telemóveis Android e configurações de Android TV. Agora esta opção de taxa de bits mais elevada chegou à versão Web, quase quatro meses depois de ter marcado presença nos iPhones.

Qualidade de vídeos do YouTube ficou melhor na versão web

Na prática todos os subscritores Premium em todo o mundo devem encontrar a nova opção de taxa de bits melhorada de 1080p ao ajustar a qualidade do vídeo, como se pode ver abaixo. Curiosamente, esta opção também continua a aparecer para os utilizadores não Premium. No entanto se tocarem na opção, os utilizadores terão de subscrever a versão paga como relata o The Verge. Entretanto esta opção de taxa de bits aprimorada não está disponível em todos os vídeos no momento, embora esperemos que isso mude gradualmente.

Qualidade de vídeos do YouTube

Entretanto o The Verge também conseguiu obter confirmação sobre o lançamento global desta nova opção de taxa de bits aprimorada de 1080p do porta-voz do YouTube, Paul Pennington. Para além dos utilizadores da Web, esta opção melhorada também aparecerá em dispositivos como o Google Chromecast. O mesmo em algumas consolas de videojogos, acrescentou Pennington, dando também a má notícia de que esta opção ainda não está disponível no Android.

No estanto está a ser testada entre os utilizadores do Android. De facto, alguns até já encontraram a opção na aplicação do YouTube há alguns meses. Mas, tal como está, a espera pela opção de taxa de bits melhorada no Android continua. Vale a pena notar que, apesar da inclusão desta nova opção “melhorada” para os subscritores Premium, os utilizadores gratuitos podem continuar a aproveitar a qualidade de transmissão de vídeo padrão 1080p sem restrições.

A taxa de bits melhorada ou mais elevada nos vídeos do YouTube significa efetivamente que a sua compressão é significativamente melhor, resultando numa redução da pixelização – especialmente em cenas com pouca luz – e numa melhoria considerável da qualidade do vídeo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também