Se formos olhar um bom bocado para o topo daquilo que é a produção de chips atual, temos uma empresa claramente isolada na primeira posição, na forma da TSMC. A seguir a esta gigante, temos a Samsung, numa distante segunda posição.
Uma segunda posição que honestamente perdeu um pouco da sua importância, depois de tanto a NVIDIA como a Qualcomm “fugirem” das suas linhas de produção para apostarem tudo o que tinham nas mais caras, mais eficientes e poderosas linhas da TSMC. Um grande exemplo disto é a diferença entre o Snapdragon 8 Gen1 da Samsung, relativamente ao Snapdragon 8+ Gen1 da TSMC, que apesar de na verdade não serem assim tão diferentes quanto isso, têm nÃveis de performance bastante dÃspares.
Aliás, todos os novos Snapdragon 8 Gen2 vão ser produzidos nas linhas da TSMC, com a Samsung a ficar um pouco esquecida à beira da estrada. Mas calma! É que este abandono pode ser temporário.
Qualcomm vai ter de voltar para a Samsung! (3nm)
Portanto, por enquanto, tudo indica que a Qualcomm vai continuar a apostar nas linhas da TSMC para 2023 e 2024. No entanto, existe uma chance real de uma outra fuga para a “ex-mulher”. Sim, a Qualcomm está muito atenta aos desenvolvimentos da Samsung com o seu processo de 3nm, que já faz uso da tecnologia GAA. Uma Samsung que está interessada em voltar para o ex, e como tal, está disposta a fazer um contrato um pouco mais apelativo em termos de custos de produção.
Na verdade, é muito provável que a Qualcomm tente usar ambas as parceiras, para conseguir chegar ao melhor negócio possÃvel em cada contrato. Isto ao mesmo tempo que analisar cada processo de produção, para perceber qual é o mais vantajoso para os seus planos a médio/longo prazo.
Para ter noção daquilo que a Samsung está a prometer, estamos a falar de um decréscimo de energia consumida em 45%, e um aumento de performance de 23%. Um processo que pode evoluir para números ainda mais interessantes à medida que a coisa vai amadurecendo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha bem jogada por parte da Qualcomm? Ou voltar para a Samsung, que deu tantos problemas em 2021 e 2022 é um erro? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!