Já disse várias vezes que a Qualcomm está de olhos postos no mundo dos computadores. Especialmente depois de ter percebido o potencial que existe na adoção da arquitetura Arm! Algo com provas dadas, graças ao esforço da Apple.
Por isso, a gigante responsável pelos processadores Snapdragon que tanto sucesso têm feito no mundo Android, tem agora dois novos chipsets para portáteis. SoCs, que claro, além de mais rápidos, trazem suporte a conectividade 5G e Wi-Fi 6E.
Qualcomm vai apostar forte e feio no mundo dos PCs!
Portanto, a aposta é forte, mas ainda vai demorar algum tempo até vermos produtos ao nÃvel daquilo que a Apple tem feito, e vai continuar a fazer com a gama M. Ao fim ao cabo, a grande estrela do novo catalogo da empresa tem como base muito da tecnologia que a Nuvia trouxe para cima da mesa, quando foi adquirida. Mas, infelizmente, esse produto apenas vai chegar ao mercado em 2023.
Ainda assim, apesar da demora, a Qualcomm já está a dar o tudo por tudo para convencer os consumidores que este é mesmo o caminho, apresentando uma solução para o imediato, isto, na forma do Snapdragon 8cx Gen 3. Chegando ao ponto de afirmar que o novo chip vai permitir uma experiência de computação mobile muito acima daquilo a que estamos habituados no mais comum dos portáteis.
Estamos a falar de um SoC baseado no processo de 5nm, com 4 núcleos Cortex-X1 “Prime” pensados para a performance e mais 4 núcleos Cortex-A78 mais focados na eficiência. Tudo isto significa um aumento de performance à volta dos 40% em single-thread, e 85% em multi-thread, comparativamente ao 8cx Gen2.
Além deste super chip, a Qualcomm também anunciou o Snapdragon 7c+ Gen3! Por sua vez baseado no processo de 6nm, trazendo muitas das coisas boas do seu irmão mais velho, sendo obviamente um pouco menos poderoso. Desta forma, este SoC deverá servir de base para produtos de gama média, e como tal, mais amigos da carteira.
Entretanto, ambos os chips aqui mencionados vão dar origem a produtos já no inÃcio de 2022.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É mesmo este o caminho? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!