Há algumas semanas atrás, ficámos a saber que a Qualcomm estava a explorar uma estratégia de “dividir para conquistar”, ou seja, dividir a sua produção entre a TSMC e uma outra fabricante de chips, de forma a não ficar agarrada à s exigências da maior, e mais poderosa, fabricante de semicondutores do planeta.
A fabricante que estava mais perto desta parceria era a Samsung! Curiosamente, isto até deveria significar que todos os SoC Snapdragon ‘For Galaxy’ seriam produzidos pela própria Samsung, num produto que encaixaria ainda melhor nos smartphones da gigante Sul Coreana.
Mas… Parece que a pressão funcionou! A parceria já não vai acontecer.
Qualcomm tem planos com a TSMC, mas quer Samsung de fora
Portanto, ao que tudo indica, a Qualcomm vai continua agarrada unicamente à TSMC durante uma outra geração, desta vez ao aproveitar as linhas de alta performance do processo N3E.
Porquê? Bem, além da pressão que todos os rumores fizeram em cima da TSMC, que pode ter cortado um pouco as suas expectativas no campo do pagamento. A Qualcomm também parece ter algum medo do processo de 3nm da Samsung.
Ou seja, a Qualcomm tem medo que volte a acontecer a situação do ano passado, em que os processadores Snapdragon 8 Gen1 sofreram demasiado com problemas de sobreaquecimento, e por isso, de performance inconsistente. Isto já para não falar da taxa de defeito que a Samsung tem vindo a apresentar nos últimos anos, nos seus processos mais recentes.
Para evitar esses problemas, a Qualcomm está a planear pagar um pouco mais pelo processo N3E da TSMC. Isto em vez de apostar forte e feio no processo de 3nm GAA+ da Samsung.
Entretanto, como já noticiámos no passado, todas estas notÃcias, rumores e leaks, estão relacionados com o Snapdragon 8 Gen4. A Qualcomm tem um contrato com a TSMC para a produção da próxima geração (SD 8 Gen3) nas linhas de 4nm. (Os 3nm são exclusivo Apple em 2023).
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!