Como já deve ter percebido, o mundo dos videojogos está neste momento louco com a nova geração de consolas portáteis. Tudo começou a com a Nintendo Switch em 2017, chegou a um novo nível em 2021 com a Steam Deck, e bem, em 2023, temos cada vez mais ofertas interessantes no mercado como é o exemplo da ROG Ally da ASUS.
Dito isto, não podem existir consolas interessantes sem processadores capazes de oferecer uma excelente qualidade gráfica. Sendo exatamente por isso que depois da grande aposta da AMD em APUs, temos a Qualcomm, a grande força dominadora do mundo Android pronta a fazer das suas neste mercado.
Qualcomm também entrou na loucura das consolas portáteis!
Portanto, a Qualcomm acabou de anunciar toda uma nova gama de chips para a nova geração de consolas portáteis conhecidos como Snapdragon G-Series, onde podemos encontrar o sucessor ao G3X Gen1 que dá vida à consola Razer Edge.
Estes novos processadores devem servir de base a toda uma nova geração de consolas, e também de tablets, a partir do final deste ano e início do próximo. Estamos assim a falar do G3x Gen2, G2 Gen1 e G1 Gen1. Cada um destes processadores pensado para diferentes gamas de performance e preço.
Dito isto, o novo G3x Gen2 apresenta um salto qualitativo realmente significativo, com a Qualcomm a afirmar que é pelo menos 30% mais rápido no campo do processamento face à primeira geração, isto enquanto o processamento gráfico duplica de desempenho graças à implementação de um GPU Adreno A32. Além de tudo isto, temos também acesso a Ray-Tracing, Super Resolução, XR Glass Tethering, entre outras coisas.
Segundo a Qualcomm existem várias interessadas na nova gama de chips, porém, ainda não fazemos ideia quem.
Antes de mais nada, acha que esta “loucura” das consolas portáteis veio para ficar? Ou o gaming mobile vai ficar sempre a cargo do smartphone? Especialmente quando as tecnologias de streaming voltarem a subir de nível? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!